07/02/14

Opinião ''A Cidade de Vidro'' de Cassandra Clare

A Cidade de Vidro
Autor: Cassandra Clare
Editora: Editorial Planeta
Rating no Goodreads (Geral):  4,35 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  5 estrelas

Sinopse: Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia Os Instrumentos Mortais - obra que figura na lista de sucessos literários do New York Times.Caçadores de Sombras é o título da trilogia que começa com A Cidade dos Ossos, com uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.

Opinião: Acho que este, de todos, é o livro que mais gostei da série. Apesar de ter adorado os primeiros dois este traz novos mistérios e cenários que com certeza encantaram qualquer um. Os nossos Caçadores de Sombras preferidos estão de volta mais intensos que nunca num livro cheio de surpresas e novos personagens.

Primeiro de tudo o cenário deste livro é maioritariamente em Iris. Deixamos a fantástica Nova Iorque para descobrir os cantos de uma cidade ainda mais fantástica. A minha imaginação não é muito boa com imagens mas mesmo assim fiquei encantada com as descrições que foram sendo feitas do lugar. Acho que foi o cenário perfeito para este livro. Além de tudo o descrito o lugar ainda se torna mais mágico por ser o lar de uma multidão de Caçadores de Sombras. Como a vida nunca é facilitada aos nossos protagonistas, Valentine vai novamente tentar proclamar o caus no mundo dos Caçadores de Sombras.

Este livro tem uma acção rápida e aliciante, levando-nos a caminhar os passos de Clary e Jace, vivendo todos os momentos com eles. É um livro com momentos bastante sombrios o que não é esperado tendo em conta o publico alvo mas que, para mim, o tornou perfeito no seu enredo. São desvendados os mistérios dos livros anteriores e, a meu ver, pouco ou nada ficou por desvendar. É um livro que poderia muito bem ser o final da saga. Como fã da mesma fico feliz por poder acompanhar estes personagens por mais tempo mas, tendo em conta os pontos finais deste livro será complicado imaginar o que se segue. Claro que o próximo passo será ler os livros. Não vos vou dar mais pormenores sobre o que é revelado que, apesar de não ser surpreendente, deixou-me de coração aquecido e amolecido.

Sobre os personagens mantenho a mesma opinião dos livros anteriores: adoro o Simon! Acho que ele é a minha personagem preferida do livro, juntamente com o Jace. São dois rapazes bem diferentes mas que de alguma forma conseguiram entender-se neste livro. Esta pseudo-amizade foi das partes que mais gostei no livro. Gostei da aproximação Isa e Simon. Acho que no fundo sempre gostei deles e espero que a Isa comece a ver realmente o bom rapaz que Simon é. Jace continua a arrastar-nos para as suas aventuras, sendo um verdadeiro caçador de sombras, lutando e investindo para salvar o mundo de Valentine, especialmente salvar Clary. 
Eu gosto da Clary, juro que gosto! Mas além dos momentos fantásticos em que cria runas, poucos mais vimos ela tomar uma atitude verdadeira. Ela é a heroína mas ao mesmo tempo é frágil. Gostava de a ver ter mais atitude em alguns momentos do livro. Apesar de tudo, como já disso, é uma personagem que gosto.
Outros dois que conquistaram o meu coração neste livro foram o Magnus e o Alec. Existe casal mais interessante? Acho que não! Os momentos entre eles foram simplesmente perfeitos! Sou shipper! =D

É um livro bom, especialmente para fãs deste género. Tem acção, amor e lutas. Tem amizades, zangas e fantasia. Com uma escrita fluída e ao mesmo tempo intensa, li-o em pouco tempo ou melhor, devorei-o. Fãs da saga que ainda não leram este livro? Acho que devem ir já lê-lo e adora-lo como eu adorei! 

Sem comentários:

Enviar um comentário