13/09/13

Opinião ''Um Homem Com Sorte'' de Nicholas Sparks

Um Homem Com Sorte
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Rating no Goodreads (Geral):  4,01 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 3 estrelas

Sinopse: Durante a maior parte da sua vida, Logan Thibault foi um homem que em tudo se podia considerar comum. Porém, nada de comum havia naquilo que estava prestes a acontecer-lhe. Quando encontra uma fotografia de uma mulher nas areias do deserto do Iraque, Logan Thibault passa, inexplicavelmente, a ser um homem com a sorte do seu lado, que sobrevive a situações de indescritível perigo. A fotografia começa a ser encarada como um talismã e, de regresso aos EUA, Thibault não consegue deixar de pensar na mulher que lhe salvou a vida. Mas, assim que a encontra, o segredo que transporta consigo poderá custar-lhe tudo aquilo que lhe é querido.


Nicholas Sparks traz-nos uma sublime história sobre a força avassaladora do destino que se sobrepõe a tudo e dá sentido até aos momentos mais inexplicáveis da vida.


Opinião: Desde sempre que um dos meus objectivos principais foi conseguir ler todos os livros de Nicholas Sparks. Não que seja uma tarefa muito difícil visto que estes são pequenos e têm sempre uma história e uma escrita fácil de ler e gostas mas é torna-se complicado quando se tem tantos livros na prateleira para ler. Quando decidi finalmente pegar nesta, já tinha uma ligeira ideia do que seria a história pelo trailer que tinha visto do filme. Posso contudo afirma que não me desapontou. Muito pelo contrário! A escrita de Nicholas Sparks é fluída e fácil e, no caso deste livro em particular, gostei do facto dele ter dividido o livro em capítulos para casa uma das perspectivas da história: Logan, Betty e Clayton.
A história é interessante e mostra como uma simples fotografia pode mudar o rumo da vida de alguém. Quando Logan a encontra em plena guerra não sabe o quanto ela significará para ele. Ao mantê-la no seu bolso, de uma maneira não compreensível, isso tornou-a no seu talismã fazendo-o sobreviver aos perigos da guerra enquanto outros iam morrendo sem dó nem piedade. Quando finalmente regressa aos EUA Logan decide que precisa de encontrar a mulher da foto para lhe agradecer o que ela, inconscientemente, fez por ele. E é neste ponto que começa a nossa história, com Logan a chegar à cidade onde encontra Betty, a sua ''salvadora'.
A base da história só por si faz com que o leitor fique curioso. E depois a maneira como ela se vai desenvolvendo só faz os corações mais frágeis derreterem-se pela mesma. Logan e Betty formam um casal bonito que me fez acreditar no amor e no destino: nada nesta vida acontece por acaso e, quando menos se espera, alguém entra na nossa vida e faz tudo fazer sentido. Com várias peripécias à mistura, derivadas especialmente da parte de Clayton que não quer que a ex-mulher se envolva com ninguém, a história vai-se desenvolvendo lentamente até atingir o climax nas últimas páginas, deixando o leitor sem fôlego até serem confirmados determinados acontecimentos. 
É uma história bela com algumas lições entre-linhas que põe o leitor a pensar enquanto lê e digere o que está escrito. Aconselho para os amantes de Nicholas Sparks e também de romance. Um leitura leve mas ao mesmo tempo intensa que leva qualquer um a sorrir ou a ficar com a lágrima no canto do olho cada vez que surge algo que nos arrebata para a história e nos faz continuar a devorar o livro.

Como finalizar a opinião, deixo-vos o trailer o filme que, com certeza, considero uma boa adaptação cinematográfica.


Confesso que ao ler achei que o Zac Efron seria muito novo para personificar o Logan mas quando vi o filme, com certeza que entendi o motivo pelo qual ele foi seleccionado! Óptimo casting!

Sem comentários:

Enviar um comentário