18/05/13

Opinião ''O Circo do Sonhos'' de Erin Morgenstern


O Circo dos Sonhos
Autora: Erin Morgenstern
Editora: Civilização Editora
Título Original: The Night Circus
Rating no Goodreads (Geral):  3,99 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz – um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor – um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.

Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.

Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.

Opinião: Já li várias opiniões diferentes sobre este livro. Fiquei curiosa com a temática e com a história um dia que peguei nele duma das prateleiras de uma livraria. Achei que seria interessante mergulha num ambiente como o Circo, descobrindo os mistérios que se escondem por detrás dele.

Mas o Circo dos Sonhos não é um circo como os outros. Descobri com entusiasmo que é verdadeiramente um sonho e, ao deambular pelas descrições deste livro senti-me no ambiente mágico vivido. 
Gostei da teia de histórias que o livro englobaba, por um lado com Marco e Celia, a parte central e depois com Bayley e Poppet de outro lado, ao mesmo tempo que nos levava pela ambiente do Circo num enredo muito maior que tudo o resto.
Confesso que achei que iria ter um pouco mais de romance e acabei por ficar mais enredada no romance d Poppet e Bayley do que até o do casal principal. Acho que Marco e Celia tinham demasiadas complicações no seu romance, o que me fez apreciar mais o simples e bonito enredo entre a Poppet e o Bay.
Apesar de a história principal, ao contrário do que pensava, englobar mais um duelo do que um romance, sou uma amante dos romances pelo que eles sempre me fascinam quando estou a ler um livro....

Ao início estava um bocado perdida por causa dos saltos temporais que existem no livro mas à medida que ia avançando na leitura isso foi tornando-se hábito e confesso que foi uma das particularidades que tornou o livro interessantes.

Não sou muito fã de descrições, como já vos tinha dito! Este livro, contudo, tornou-se especial pelas descrições dos ambientes mágicos! Adorava as partes em que a escrita era feita do nosso ponto de vista, como se realmente estivéssemos a viver a nossa viagem pelo Circo dos Sonhos.
Foi um livro mágico desse ponto de vista apesar do romance ter sido menos intenso do que pensava. A escrita é fluída e leva-nos a entrar neste mundo encantado. O desfecho foi o melhor que podia ter sido e levou-me a acreditar que, mesmo quando tudo parece perdido, ainda é possível alcançar o final feliz.
Aconselho este livro a todos os amantes da magia e do encanto. E também a quem nunca foi ao circo, como eu. Este é especial mas fez-me sentir como se lá estivesse em cada segundo do livro...E lembrem-se que as portas dele só abrem ao pôr do sol, deixando dessa maneira uma noite simples numa noite mágica! :)

3 comentários:

  1. Tenho este livro na prateleira mas tenho andado a adiar a leitura devido a algumas críticas negativas. Tenho de lhe pegar:) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei com um bocado de receio. Mas só saberás se gostas quando o leres :)

      Eliminar
  2. Este livro foi eleito livro do ano por um projecto português da blogosfera :)

    Se me permites a divulgação: http://branmorrighan.blogspot.pt/2013/06/plb-vencedor-para-livro-do-ano-na.html

    Gostei imenso da tua opinião. É sem dúvida um livro diferente e sou como tu, não costumo gostar de descrições por aí além, mas com as do circo foi impossível ficar indiferente :)

    Boas leituras.

    ResponderEliminar