14/04/13

Opinião ''Cidade das Cinzas'' de Cassandra Clare


Cidade das Cinzas
Autora: Cassandra Clare
Editora: Editorial Planeta
Título Original: City of Ashes
Rating no Goodreads (Geral): 4,28 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas

Sinopse: Clary Fray só que­ria que a sua vida vol­tasse ao nor­mal. Mas o que é nor­mal quando se é um Caça­dor de Som­bras? A mãe em estado de coma indu­zido por artes mági­cas, e de repente começa a ver lobi­so­mens, vam­pi­ros, e fadas? A única hipó­tese que Clary tem de aju­dar a mãe é pedir ajuda ao dia­bó­lico Valen­tine que, além de louco, sim­bo­liza o Mal e, para pio­rar o cená­rio, tam­bém é o seu pai. Quando o segundo dos Ins­tru­men­tos Mor­tais é rou­bado o prin­ci­pal sus­peito é Jace, que a jovem des­co­briu recen­te­mente ser seu irmão. Ela não acre­dita que Jace de facto possa estar dis­posto a aban­do­nar tudo o que acre­dita e aliar-​se ao dia­bó­lico pai Valen­tine… mas as apa­rên­cias podem iludir.

Opinião: Tenho uma coisa a confessar: este segundo livro da saga Caçadores de Sombras cativou-me muito mais do que o primeiro. Não sei ao certo se pela história em si ou se pelo facto de já conhecer os personagens e acompanhar a evolução deles.

Depois de ter roubado um dos instrumentos mortais, a taça que permite formar novos Caçadores de Sombras, Valentine decidi roubar também a Espada que obriga todos os Caçadores de Sombras a dizerem a verdade. É mais ou menos assim que a história se desenrola inicialmente neste livro. Ao longo do livro vamos conhecendo novos mundos deste mundo à parte, nomeadamente a Cidade das Fadas que é um lugar sinistro debaixo da terra. Gostei de conhecer mais sobre este mundo que confesso me ter encantado mais a cada página.

Adorei o facto do Simon ter-se tornado vampiro e gostei da relação que ele desenvolveu, depois de ter visto que o romance com Clary não era verdadeiro, com Maia, uma lobisomen. Adoro o contraste entre eles, por serem lobisomen e vampiro, obviamente e adorava que eles se apaixonassem, sinceramente. No final, sobre um mistério sobre Simon, o que tem o sangue do Jace de tão especial que tornou o Simon um vampiro que consegue andar à luz do dia.

Em relação a Clary, acho que gostei mais dela neste livro, apesar de não ter gostado de ela estar a ''namorar'' com o Simon enquanto o coração dela era claramente de Jace. Tirando esse facto, adorei ela poder criar novas runas com novos significados. Os filhos do Valentine são realmente especiais....Mas no fundo ainda tenho esperança que eles não sejam realmente irmãos e a opção mais provável para mim neste momento é eles serem ''criações'' do Valentine e não realmente irmãos.

Gostei das batalhas, especialmente a final. Adoro como os caçadores e habitantes do mundo à parte se viraram contra os demónios, numa guerra pelo bem.
Adoro o Magnus neste livro e adoro a relação que ele e o Alec têm, apesar de Alec tentar a todo o custo esconder isso. Só ainda não entendi como o Jace não percebeu ainda...

Enfim, resumindo, gostei muito mais deste livro que do primeiro e agora quero continuar a saga. Acho que neste livro a personagem que cresceu mais em mim foi o Simon...ele é tão querido! Claro que também adoro o Jace, a Clary, a Isa, o Alec....enfim, bastantes! 
O livro tem personagens bem construídos, dos quais vi alguma evolução durante o segundo livro. A personagem que, para mim, evoluiu mais foi Jace, possivelmente devido ao seu sofrimento quer pelo pai quer pelos sentimentos que claramente nutre por Clary, a sua irmã. Estou ansiosa por pegar no terceiro mas...tenho de o comprar! :(

1 comentário:

  1. Concordo :) Adoro o Simon, é a minha personagem preferida de toda a série, e este livro em que ele se transforma é especialmente interessante pois ele cresce imenso como personagem:D

    Não sei se já leste a outra série da autora, "Caçadores de Sombras - as origens". Ainda gosto mais que desta:D

    ResponderEliminar