09/03/13

Opinião ''Guia para Um Final Feliz'' de Matthew Quick

Guia para Um Final Feliz
Autora: Matthew Quick
Editora: Editorial Presença
Título Original: The Silver Lining Playbook
Rating no Goodreads (Geral): 4,05 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas

Sinopse: Pat Peoples está de regresso ao mundo da normalidade da vida familiar em casa de seus pais após ter permanecido numa instituição psiquiátrica devido a um traumatismo grave. Da memória deste fervoroso adepto dos Eagles de Philadelphia desapareceu uma participação do clube no Super Bowl e a demolição do antigo estádio. Ninguém, lá em casa, lhe fala de Nikki, a sua mulher, e até o seu novo terapeuta parece incitá-lo ao adultério. Tudo assume um aspeto cada vez mais estranho. Como a pouco e pouco se vai revelando, anos da sua vida tinham-se pura e simplesmente apagado. Apesar disso, Pat não se deixa desviar daquela que acredita ser a missão de autoaperfeiçoamento. Guia para Um Final Feliz é uma narrativa vibrante e intensa que nos oferece uma visão refrescante sobre sentimentos de perda, depressão e amor. É também um magnífico romance de estreia que foi adaptado ao cinema e que chega a Portugal a 10 de Janeiro 2013, na mesma data em que estreia o filme.

Opinião: Confesso que  o meu interessa por este livro se deveu muito ao facto de Jennifer Lawrence ser a protagonista da adaptação cinematográfica. Confesso que isto já se está a tornar habitual já que com o Hunger Games também foi apenas depois de ver o trailer que o interesse surgiu sobre a leitura do livro, não só por Jennifer mas também por ela. Como queria ver o filme, que acabou por dar a Jennifer o Óscar de Melhor Actriz (orgulho da minha menina!) decidi que tinha inevitavelmente que ler primeiro o livro.

Gostei muito do facto de ser um livro com capítulos pequenos. Tornava a leitura mais fácil e rápida, sendo uma das razões pela qual gostei tanto deste livro. Adorei as referências às leituras do Pat, apesar de muita gente poder dizer que Matthew deu spoiler a muitas possíveis leituras. Como já nem me lembro direito dos livros, acho que não me estragaram futuras leituras, fazendo apenas o livro em si mais rico.

Sobre a história, gostei de como foi conduzido, com a ''amnésia'' de Pat sobre o que tinha acontecido de verdade consigo e com a mulher Nikki. Achei a obsessão dele exagerada mas era mesmo sobre isso que falava o livro em si. Gostei como a história se foi desenrolando, mostrando-nos de uma maneira suave tudo o que Pat precisava de descobrir. Fomos descobrindo junto com o personagem principal o seu passado e interiorizando que o passado com a mulher Nikki tinha que ser esquecido. Este livro é uma viagem na mente de Pat de forma a este conseguir mentalizar-se que o passado com a mulher tem que ser esquecido, que, para eles, não existe qualquer ''Final Feliz'' programado mas isso não quer dizer que para Pat não possa ter o seu final feliz, sozinho ou, provavelmente, com Tiffany.

A personagem de Jennifer Lawrence, Tiffany, foi a minha preferida do livro. Não posso dizer que não tenha sido influência da actriz apesar de, ao ler o livro, por vezes, ter a impressão que a personagem não tinha muito a ver com Jennifer. Mas passando à personagem, gostei como ela era ''louca e maluca'' de um jeito engraçado. Adorei como Pat ajudou-a a ultrapassar o seu sofrimento, da morte do marido e, apesar do plano não ter sido o melhor, gostei dela se importar tanto com Pat que o tentou ajudar fazendo-o ultrapassar Nikki.

Gostei das cenas de desporto, com a adrenalina de Pat a vir ao de cima. Achei o pai dele estranho por não lhe falar a não ser que os Eagles ganhassem. Achei o psicólogo de Pat muito engraçado e adorável, ainda mais nas cenas em que ele era apenas um adepto dos Eagles como Pat.

Um livro interessante que explora uma mensagem importante na vida, mostrando-nos que por vezes esta não corre como estávamos à espera mas isso não quer dizer que mesmo assim, de outra maneira, não seja possível alcançar o Final Feliz. Todos nós, de uma maneira ou de outra, devemos procurar ser felizes e alcançar esse final. Achei uma história inspiradora e, por isso mesmo, recomendo-o vivamente, tendo-lhe dado 5 estrelas no goodreads. Explora assuntos profundos e envolve o leitor na história, fazendo-me adora-la do início ao fim...

Sem comentários:

Enviar um comentário