28/01/13

Opinião ''Um Crime no Expresso do Oriente'' de Agatha Christie


Um Crime no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie

Sinopse: Pouco depois das doze batidas da meia-noite, um nevão obriga o Expresso do Oriente a parar. Para aquela época do ano, o luxuoso comboio estava surpreendentemente cheio de passageiros. Só que pela manhã havia, vivo, um passageiro a menos. Um homem de negócios americano jazia no seu compartimento, apunhalado até à morte.Poirot aceita o caso, aparentemente fácil, que acaba por se revelar um dos mais surpreendentes de toda a sua carreira. É que existem pistas (muitas!), existem suspeitos (muitos!), sendo que todos eles estão circunscritos ao universo dos passageiros da carruagem. Para ajudar às investigações, o morto é reconhecido como sendo o autor de um dos crimes mais hediondos do século. Com a tensão a aumentar perigosamente, Poirot acaba por esclarecer o caso…de uma maneira a todos os títulos surpreendente!

Opinião: Depois de muito motivada para começar a ler livros desta famosa autora de policiais, lá chegou a altura em que finalmente decidi pegar no livro que comprei dela em Junho passado. Confesso que não me arrependo nada de ter começado esta leitura. 
Primeiro de tudo, foi uma leitura rápida e fácil, tendo eu devorado o livro em dois dias! Digamos que a ânsia de descobrir quem seria o assassino do Expresso do Oriente foi demasiado grande para me deixar largar o livro antes de o terminar.

Confesso que admirei a perspicacia e inteligência de Poirot. A sua maneira de conjugar os factos e de ver além do óbvio, pensando em todas as abordagens possíveis, ao contrário dos outros personagens, fez-me admira-lo e considera-lo um excelente detective. Por razões pessoais também adorei o facto dele ser belga, deu-lhe um certo charme, por assim dizer.

O livro é caracterizado pela extensa quantidade de personagens que são a dado momento, os suspeitos pelo crime que se deu. Acho que é imprescindível, num livro destes, a existência de uma grande quantidade e variedade de personagens, de modo a deixar o leitor totalmente confuso e ignorante em relação à verdadeira identidade do assassino. Apesar de tudo, não estando habituada a esta temática de tantas personagens envolvidas numa mesma história, foi-me um pouco difícil gerir todos e ir enquadrando-os nos cenários que iam sendo descodificados. 

O final...bem...o final! Eu gostei de como o caso se desenrolou e das duas versões da história de Poirot. Gostei do final, com o desvendar do assassino, apesar de dizer que, sendo este um policial, não foi um livro que me desse um final surpreendente. Foi interessante mas não fiquei de boca aberta a pensar ''como é que é possível?''. 

Apesar de não ter sido arrebatada pelo final, o fluir da história e a expectativa conquistou-me e acho que bem que poderia ficar fã de policiais e, consequentemente, de Agatha Christie. Acho, com certeza, que preciso de deixar um pouco os meus romances e começar a dar mais valor a este género! Com certeza esperem mais leituras minhas quer deste género, quer desta autora! Considerem-me convertida e espero que muitos de vocês que nunca leram policiais, considerem ler porque é com certeza uma leitura estimulante e viciante que nos vai envolvendo nos acontecimentos. Aconselho a todos este livro! :)

E já agora, propositadamente não falei muito da história porque não quero estragar-vos o mistério que, acreditem, existem durante todo o desenrolar do livro! :)

6 comentários:

  1. Este também foi o primeiro livro que li da Agatha Christie e adorei. Mas também concordo, é difícil gerir tantas personagens.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Este é um dos meus preferidos da Agatha Christie! *.* Se me permites dar algumas sugestões para leituras desta autora, o "As Dez Figuras Negras" e "O Assassinato de Roger Ackroyd" também são mesmo muito bons :)

    Beijinhos e boas leituras! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente tenho que investir nos policiais dela e vou considerar as tuas sugestões, obrigada *-*

      Eliminar
    2. As 10 figuras negras é brutal *_*

      Eliminar
  3. AEEEEEEEE VOCÊ LEU! *-*
    viu só.. Agatha Christie é muito bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liiiii *-* E li super rápido :) gostei, tenho que ler mais :D

      Eliminar