26/12/12

Opinião ''A Cidade dos Ossos'' de Cassandra Clare

A Cidade dos Ossos
Autor: Cassandra Clare
Colecção: Caçadores de Sombras
Editora: Planeta Manuscrito (Grupo Planeta)

Sinopse: No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se aos dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…



Opinião: Confesso que inicialmente não fiquei tão fascinada como esperava com este livro. Esperava que fosse acontecer como com o Hunger Games, que lhe peguei a não consegui largar até acabar. Com o A Cidade dos Ossos a leitura foi menos intensa e mais súbtil, apesar de estar a gostar da história e de conhecer as personagens e o mundo por detrás da simples cidade de Nova Iorque, somente nas últimas 100 páginas o livro me agarrou de uma maneira que aí sim, só o consegui soltar quando já tinha chegado à última página. Sinceramente, estava com medo que esta colecção me desapontasse depois de tanto tempo a querer lê-la mas felizmente, com o final que teve, deixou-me bastante agarrada e entusiasmada para ler os próximos livros.
Então, todo o mundo dos Caçadores de Sombras, dos Habitantes do mundo-à-parte e dos demónios deixou-me fascinada. Acho que foi realmente um universo bem construído, conjugando todos os mistérios sobre os quais já tínhamos ouvido falar mas acrescentando-lhes um toque de magia com os Caçadores de Sombras.
Gostei da acção começar logo na primeira página, mostrando logo o momento em que a Clary conseguiu ver os Caçadores de Sombras e de apenas nos dar um pequeno cheirinho da sua vida antes da aventura, com o seu amigo Simon.

Pessoalmente eu gostei da Clary. Acho que apesar de tudo ela é valente e tem o espirito de um Caçadora de Sombras dentro de ela, como não podia deixar de ser. Senti orgulho nela por ela dar valor às pessoas acima de tudo. Gosto da relação dela com o Simon, apesar de ter um pouco de pena dele em alguns momentos. Adoro que ela ame a mãe acima de tudo. E a relação dela com o Jace....bem, não tenho assim palavras para descrever o quão adoráveis eu os acho.

Jace é um dos meus personagens favoritos do livro, não pudesse ser de outra maneira. O seu jeito sarcástico e charmoso é capaz de conquistar qualquer uma, até mesmo nas páginas de um livro. É sem dúvida um rapaz que gostava de conhecer. Adoro o lado mais suave que ele mostra a Clary e a maneira como ele se preocupa com ela acima de tudo. Enfim, não me importava de ter um Jace só para mim...



Alec
....desde o primeiro momento desconfiei que ele iria revelar-se ser o que é. Tal como Clary, consegui ver através dele e descodifica-lo um pouco mais do que Jace fez. Tive momentos em que o odiei por atacar Clary mas no fundo consigo entender os seus motivos. No final, adoro a relação que surgiu com tudo o que aconteceu entre ele e Clary. Quando à sua irmã, Isabelle, no fundo gostava que ela tivesse brilhado um pouco mais no livro porque acho que apenas conhecemos a parte superficial dela, não chegando a alcançar a profundidade excepto num último momento entre ela e Clary. Apesar de tudo, conseguimos sem dúvida entender ao longo do livro que ela ama Alec acima de tudo  e seria capaz de tudo para protege-lo.

E passando ao nosso mundi preferido...Simon. Pessoalmente achei Simon adorável, especialmente a maneira como ele conseguiu absorver toda aquela informação sem vacilar, por Clary. Acho que se alguém me contasse tudo o que lhe contaram a ele, pelo menos ao início, eu acharia que essa pessoa tinha enlouquecido. Mas ele não, por Clary ele acreditou e confiou nela . Ao longo do livro vou adorando-o mais e, se não poder ter um Jace, posso ter um Simon? :)

Confesso que os últimos acontecimentos me deixaram surpreendida. Há medida que eu ia lendo, especialmente as últimas 100 páginas e as peças se iam juntando todas, dei por mim a falar sozinha e a exclamar ''Não pode ser! Não pode ser!''. Foi realmente um final surpreendente que aposto que deixou muitos dos fãs de Clace ou Jary (não sei como se chamam ainda os fãs de Jace/Clary) transtornados e verdadeiramente espantados. Não vos vou dizer o que acontece porque não quero estragar-vos a leitura mas desde já vos aviso para estarem preparados para um final surpreendente...eu não estava nada preparada, apesar de uma das revelações ter sido óbvia para mim desde o início, a segundo foi como um murro nos estômago para mim, fez-me ficar sem ar, quase! Por isso, ao lerem este livro, vão já com o espírito aberto, bastante aberto.
Apesar do início não me ter entusiasmado tanto quanto esperava, este livro conseguiu conquistar-me e por isso recomendo a todos a começarem imediatamente a ler esta colecção. É fantástica! Ou pelo menos começa fantasticamente com este livro :D

O filme deste livro sai em Agosto de 2013. Deixo-vos o trailer para terem uma ideia de como é fantástico :)

1 comentário:

  1. Boom eeu também no inicio acheei que não fosse me interessar tanto pela história, dái com o tempo qua tive pra ler percebi logo no finaal que já tinha lido umas 3 vzs ;D. Foi aí que percebi o quanto estava ligada a história o quanto me apaixoneei pelos personagens principalmente por Clary e Jace... Espero anciossísima pelo 1° filme e dependente da sua opinião confesso que a minha é iguaal ;)
    bjs... e como você disse não me importo de ter um Jace só pra mim :D

    ResponderEliminar