07/10/12

Opinião: Um dia

Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Civilização Editora

Sinopse: 15 de Julho de 1988.
Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam o curso. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes.
Onde estarão daí a um ano?
E no ano depois desse?
E em todos os anos que se seguirão?

VINTE ANOS,
DUAS PESSOAS,
UM DIA.



Opinião: Comprei este livro em Janeiro, juntamente com o Hunger Games mas só agora em Setembro é que realmente decidi pegar nele e devora-lo. Isto porque, infeliz e estupidamente, decidi ver o filme antes de ler o livro e, por essa mesma razão perdi um pouco o entusiasmo inicial de ler o livro, apesar de ter A-DO-RA-DO o filme. Só achei que não ia aproveitar tão bem o livro enquanto a imagem do filme ainda estivesse presente em mim, tão vivamente.

Finalmente decidi pegar nele e não estou arrependida de o ter feito esperar. A espera fez com que absorvesse muito mais a história e a aproveitasse ainda mais.
Este livro tornou-se bastante interessante para mim pelo facto de apenas falar do dias 15 de Julho de cada um dos anos depois de Dex e Em se conhecerem, no dia depois da formatura da faculdade. É bastante interessante ler a evolução das personagens só sabendo o que acontece durante um dia do ano mas, surpreendentemente, pela escrita de Nicholls somos capazes de compreender o que vai acontecendo ano após ano na vida de Dex e Em, apesar da história ter uma acção apenas num dia do ano.

É uma história bonita e envolvente, da história de duas pessoas que estão sempre ligadas, apesar de estarem muitas vezes separadas fisicamente.
Quanto às personagens, Emma faz-me lembrar a mim própria por ser reservada e não gostar muito de arriscar. Apesar de não serem caracteristicas muito boas, são as que me fazem gostar de Em. Ela não é bonita tipo modelo mas é bonita por dentro. Consegue chamar a atenção pelas palavras e não pelas curvas. O seu final...não vou comentar porque não quero estragar a surpresa de quem ler o livro...Dexter demonstra que com o passar do tempo as pessoas podem mudar e mudam na maioria das vezes, tornando-se melhores quando conhecem o amor e mostra que precisamos sempre de alguém ao nosso lado. Em fez o Dexter melhor e, em troca, ele fez dela muito feliz. A amizade deles mostra-nos que é preciso preservar as pessoas importantes, sem as deixar escapar.

Foi um livro que despontou em mim vários momentos de risos, de choro e de emoção. Deve ser dos poucos livros que me conseguiu pôr a rir e a chorar, no mesmo desenvolvimento da história. Recomendado e mais que recomendado. :)

Por fim, deixo-vos o trailer do filme que pode, apesar de tudo, despontar a vontade de ler o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário