12/10/12

Opinião: O livro do amanhã - Cecelia Ahern


O Livro do Amanhã         
Autor: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença

Sinopse: Tamara Goodwin tem dezasseis anos e vive confortavelmente numa mansão moderna com seis quartos, habituada a ter tudo o que quer quando quer. Mas, quando o pai morre deixando inúmeras dívidas, Tamara e a mãe não têm outra alternativa senão vender tudo e ir viver com parentes para um lugar distante e isolado junto ao castelo de Kilsaney. Para Tamara o choque parece inultrapassável, até que um dia uma biblioteca itinerante chega à vila trazendo consigo um misterioso livro encadernado a couro e fechado com um cadeado dourado. O que a jovem descobre entre as  páginas está prestes a mudar toda a sua percepção do presente….Com mais de um milhão de exemplares vendidos em quinze países, O Livro do Amanhã é o novo romance da autora de P.S. – Eu amo-te.

Opinião: Primeiro tenho que me demonstrar verdadeiramente realizada com a leitura deste livro e com a escrita de Cecelia Ahern, que nunca me desaponta, muito pelo contrário, consegue encantar-me mais a cada livro que vou lendo dela. Este, além de me ter encantado por toda a história, cativou-me pelo facto de ser contado na primeira pessoa, fazendo-nos sentir as aflições, alegrias, curiosidades e temores de Tamara à flor da pele, o que vai tornando a história mais real.
Desde o primeiro momento que Tamara me fascinou e à medida que o tempo vai passando vai tornando-se cada vez mais encantadora aos meus olhos. Evoluindo da menina snobe que bastava pedir que tudo lhe era estendido para uma jovem adulta que entende que muitas vezes é preciso pensar no futuro em vez de agir sem pensar nas consequências que as acções possam ter. Tamara aprendeu a lição e, ao escrever esta história, Cecelia Ahern espera que nós também a aprendamos, sem precisar sofrer as consequências que Tamara sofreu.
A história desenrola-se basicamente em volta da morte do pai de Tamara e da mudança dela e da mãe, Jennifer, para a casa dos tios Rosaleen e Arthur. Desde o inicio que simpatizei com o Arthur, apesar de me sentir levemente incomodada com o seu aspecto pacato e com o facto de pouco falar, mas soube desde o momento em que ele encostou a testa na da mãe de Tamara, que era boa pessoa. Já Rosaleen, sempre a achei sinistra e arrepiante com as suas preocupações, com o controlo em Tamara, com a maneira como tratava Jennifer, como tentava sempre impedir que Tamara visse a mãe, como tentava impedir Tamara de ir ao bangaló,….todo esse controlo, sempre me fez pensar que ela seria uma personagem que tinha imensos segredos, embora não conseguisse percepcionar se alguma vez a achara realmente malvada ou só sentir pena e curiosidade sobre ela. No final, descobre-se que ela apenas fora alguém que amara demasiado e o desfecho dela deixou-me um bocado triste porque ela simplesmente não era culpada pelo amor que a consumia.
Dos momentos românticos que existem no livro, com certeza que prefiro mil vezes Weseley em vez de Markus. Weseley acreditou em Tamara e acompanhou-a em tudo, sendo um verdadeiro amigo e companheiro enquanto Markus foi só alguém com quem Tamara se envolveu por breves instantes. Adoro a personagem de Weseley em todos os momentos em que ele é mencionado no livro.
Irmã Ignatius é outra personagem fascinante e divertida. Freira e antiga parteira de 70 anos, consegue cativar-nos com a sua alegria mas também deixar-nos curiosos com os segredos que possa esconder, tal como muitas personagens do livro. É divertido ler os seus encontros com a Tamara, sendo das melhores cenas do livro. Adoro-o e acho que traz um grande ânimo, diversão e encanto ao livro.
O livro do qual fala a sinopse do livro é bastante particular. Para Tamara, ao início é apenas um diário onde é aconselhada a escrever mas que acha que não terá jeito para o fazer. Quando finalmente o decide fazer é surpreendida por palavras escritas no mesmo: elas datam o dia seguinte e estão como se fossem escritas por si. Ao início Tamara fica desconfiada e não acredita mas à medida que tudo o que o diário escreveu vai-se sucedendo, ela vai entendendo que realmente aquilo está a acontecer. À medida que a história se vai desenvolvendo vamos entendendo que na verdade o diário vai dando pistas-chave a Tamara para pequenos momentos importantes do dia, que devem ser mudados para algo diferente do que está escrito. No final do livro de Ahern, os mistérios que nos acompanham ao longo do livro são desvendados e uma lição é dada a todos os leitores: A vida nem sempre corre como imaginávamos, mas isso não significa que vá ser pior do que esperávamos e ainda, temos que ter consciência que o que pensamos e fazemos hoje terá sempre consequências no amanhã.
Poder-me-ia estender a contar toda a história do livro mas não vos quero estragar a surpresa. Só vos digo que aconselho vivamente este livro porque engloba vários géneros literários capazes de encantar vários tipos de pessoas, além de conter uma mensagem importante a qual acho que deve ser transmitida a todos. Por fim, podem contar que continue a ler livros da Cecelia que cada vez mais se vai tornando das minhas autoras preferidas.

Por curiosidade algumas citações de excertos que me chamaram a atenção:
“…sentados em mesas de banquete compridas, que então me pareceram saídas de um filme do Harry Potter” Por ser fã do Harry Potter. Adoro o facto do livro ser cheio de menções a personagens e personalidades conhecidas.
“…ás vezes, nas SMS, as pessoa não ouvem o tom da nossa voz, ou captam-no mal e isso leva a interpretações completamente erradas de mensagens inocentes.” Porque me relaciono completamente com isto de alguma maneira e acho que ao ler estas palavras foi como um ‘’abre-olhos’’

E aqui ficam ainda algumas citações em inglês:




Nota: Todas as imagens apresentadas são autoria de outros. Eu apenas as utilizei.




Sem comentários:

Enviar um comentário