20/01/14

Opinião ''Juntos ao Luar'' de Nicholas Sparks

Juntos ao Luar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Rating no Goodreads (Geral):  3,95 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  4 estrelas

Sinopse: Quando pela primeira vez contemplam juntos a noite de lua cheia, John e Savannah sentem-se invadidos pela força inequívoca de um amor nascente, pela percepção de um futuro que acaba de ganhar forma e sentido nos seus corações jovens e expectantes. Nunca a lua lhes pareceu tão bela, nem o mundo um local tão pródigo em promessas. Mas a realidade não tarda a impor-se, precipitando uma vaga de acontecimentos que os coloca perante encruzilhadas de vida brutais. As longas separações a que a carreira militar de Jonh – destacado na Alemanha – os obriga e o peso quase insuportável da saudade impelem Savannah a tomar uma decisão difícil que irá mudar os seus destinos para sempre, mas não o que sentem um pelo outro…No entanto, será a John que caberá a mais amarga de todas as decisões, aquela que ditará os seus futuros de uma forma irrevogável. Mas por mais dolorosa que seja, a escolha certa torna-se sempre nítida quando é o amor genuíno que nos inspira, quando sabemos o que significa amar verdadeiramente alguém… Um romance soberbo, que nos traz Nicholas Sparks no seu melhor. Presença assídua nas tabelas internacionais de bestsellers, Nicholas Sparks é um dos autores mais lidos e apreciados em todo o mundo. A capacidade única de tocar a sensibilidade do público é uma constante ao longo da sua obra e está bem patente nas adaptações cinematográficas que alguns dos seus romances já inspiraram.

Opinião: Prometi a mim mesma que ia ler todos os livros deste autor sendo esta a quarta leitura que faço dele. Tal como dois dos outros, já tinha visto a adaptação cinematográfica deste livro. Confesso que, no caso do Nicholas Sparks os filmes têm uma magia que consegue fazer juz ao livro. Neste caso em particular gostei mais do final alternativo do filme do que do final do livro. Talvez porque eu sou uma fanática por finais felizes, talvez!

Todo o livro se desenrola em volta da personagem principal, John. Um rapaz com uma adolescência problemática que decide integrar no exercito de modo a tentar dar algum rumo à sua vida. Quando numa das suas licenças conhece Savannah não imagina o quando ela irá mudar a sua vida. Imediatamente ela entra no seu coração como nenhuma outra o tinha feito. Passam as melhores duas semanas da vida de ambos, apaixonando-se. Contudo, John tem que voltar para o serviço militar. É doloroso ver o amor de John por Savannah, a esperança que ele deposita em cada carta que ela lhe manda. No final, o amor é complicado por várias peripécias da vida mas John nunca consegue esquecer de verdade o amor que sente por Savannah apesar dela ter refeito a sua vida após ele ter saído dela.

Além da grande história de amor acho que um dos grandes aspectos deste livro é a abordagem que fazem ao autismo e ao síndrome de Asperger. Estes temas são abordados quer através de Alan, irmão de Tim, um amigo de Savannah, quer através do pai de John que, apesar de ele não ter percepção, apresenta sintomas de apresentar um destes síndromes. Penso que foi uma boa maneira de expôr um tema tão delicado ao mundo. Gosto especialmente da relação de John com o pai, de como se relacionam através das moedas e como tudo faz sentido quando ambos fala delas. 

É uma história com momentos tristes que com certeza me fizeram soltar algumas lágrimas e com momentos queridos que me fizeram suspirar. Apesar do final não ser o mais feliz, é um livro com uma lição de vida. Ensina-nos que às vezes devemos sacrificar-nos para fazer alguém que amamos felizes mesmo que isso não nos traga felicidade pessoal. Para quem gosta de temas profundos é um bom livro. Nicholas Sparks está de parabéns pelos sentimentos que conseguiu despontar em mim. Uma leitura fácil e intensa. Recomendo.

Deixo-vos o trailer do filme para aguçar ainda mais a vossa curiosidade!


1 comentário: