13/10/13

Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Título Original: The Mortal Instruments: City of Bones
Realizador: Harald Zwart 
Actores: Lena Headey, Jonathan Rhys Meyers, Lily Collins, Jamie Campbell Bower, Aidan Turner, Kevin Zegers 
Distribuidora: ZON Audiovisuais
País: EUA/ Alemanha
Ano: 2013
Género: Ação/ Aventura
Classe Etária: M12
Duração (minutos): 130

Este filme estreou a 22 de Agosto de 2013.

A ação de Os Instrumentos Mortais Cidade dos Ossos decorre na Nova Iorque contemporânea, onde Clary Fray, uma adolescente aparentemente normal, descobre que é descendente de uma linhagem de caça demónios, os Caçadores de Sombras, um grupo secreto de jovens guerreiros semi-anjos, envolvidos numa antiga batalha para proteger o nosso mundo dos demónios. Após o desaparecimento da sua mãe, Clary é forçada a unir-se a um grupo de Caçadores de Sombras, que lhe apresentam uma Nova Iorque perigosa e alternativa chamada Mundo-à-Parte, repleta de demónios, feiticeiros, vampiros, lobisomens e outras criaturas mortíferas. Inspirado no primeiro livro de Cassandra Clare, da saga best-seller de fantasia para jovens adultos “Instrumentos Mortais”, que atingiu o Nº 1 da lista do New York Times, editada por Simon & Schuster/Margaret K. McElderry Books.

TRAILER:

OPINIÃO:
Tenho estado ansiosa por ver este filme desde que li o livro no ano passado. Infelizmente para mim não o conseguir ir ver ao cinema e a espera para o ver já se estava a tornar cruel. Contudo, esta semana consegui dedicar o tempo suficiente para o ver e devo dizer-vos que não fiquei desapontada. O filme em si tem muitas diferenças do livro, tem! Faltaram muitos momentos, talvez até alguns que eu desejasse profundamente que lá estivessem mas no fundo eu já estava preparada para tal, não tendo ficado triste nem desapontada com o filme.

Primeiro de tudo tenho que falar dos actores. Eu simplesmente adorei os três protagonistas no filme. Foram exactamente como eu os imaginava. Lily Collins como Clary ficou perfeita, com a sua delicadeza mas no fundo força, levou-nos a compreender melhor a Clary e as suas razões para lutar e querer continuar a descobrir este mundo novo. Robert Sheehan como Simon ficou perfeito. Eu tinha um pouco de receio que eles arruinassem a personagem do Simon, de quem eu tanto gosto mas este actor personificou de maneira maravilhosa o nosso pequeno comediante! Adorei que colocaram exactamente falas dele do livro, tornou-o mais real. Por fim, no nosso trio, temos Jamie Campbell Bower que, acreditem, não poderia ter feito um melhor papel como Jace. Foi simplesmente a escolha certa e acho que todas as fãs de Jace estarão satisfeitas com a prestação do Jamie no filme. Gostei também de Jemima e Kevin como Isabella e Alec apesar de eles não terem tido grande protagonismo no filme, ao contrário de no livro. Jonathan Rhys Meyers trouxe uma dureza e frieza ao Valentine que era exactamente o que ele precisava de personificar no filme. Gostei, apesar de ter estranhado a escolha dele ao início, fiquei convertida.

Outro aspecto que esta de parabéns é a caracterização, quer de cenários, quer de personagens. Todos os cenários do filme foram encantadores, desde o Pandemonium até ao Instituto. Achei que eles conferiam um aspecto mágico ao filme, fazendo-nos mergulhar neste novo mundo que vai surgindo quer para nós, quer para Clary e Simon.

Da história....eu adoro o livro e todo o mundo que é criado por estes livros. Apesar de com criaturas que já ouvimos falar, este livros dão um toque diferente a esse mundo, criando algo extraordinário. Felizmente o filme consegue transmitir isso. Desde o momento em que Clary e Simon têm o contacto com este mundo diferente que nós, espectadores, somos também transportados para o mundo de Cidade dos Ossos. A história é rica em pormenores que não vou revelar porque senão perderia toda a piada. Repleta de acção e com uma pitada de romance, é com certeza um filme que vai encantar os amantes de fantasia. Acreditem que é uma história que acho que vale a pena ver.

Apesar de saber que iriam mudar muitas coisas, houve partes que não gostei. Nomeadamente eles revelarem uma informação que só se tem a certeza no terceiro livro da série a meio do filme. Não gostei que a acção final tivesse sido toda concentrada no Instituto apesar de eu saber que isso tornou tudo mais prático para os nossos personagens. Senti falta da transformação de Simon num rato. Foi um dos momentos mais hilariantes do livro e foi simplesmente substituído por um rapto. A sério? No me gusta! E eles a mostrarem que o Simon foi mordido? Isso só acontece no segundo livro! Tal como a criação de runas pela parte da Clary que também só é referenciada no segundo livro. Será que isto quer dizer que eles não vão dar continuidade às adaptações cinematográficas? Sinto pena mas acho que é mesmo isso que isto significa.

Não deixem, contudo, de ler o livro. Porque nenhuma adaptação cinematográfica irá alguma vez ser tão intensa e especial como o livro! Então, peguem neste livro, leiam e depois vão ver o filme, tal como eu fiz. É muito melhor ver o filme pensando como este personifica o livro do que como simplesmente um filme. Dá-lhe um toque mágico e especial. É um filme interessante, cheio de acção e romance que com certeza a maioria dos fãs de filmes como Jogos da Fome, Harry Potter ou Percy Jackson vão gostar.


2 comentários:

  1. Concordo com tudo! :)
    E já tinha dito isto no meu blogue, não sei se viste: a Cassandra Clare disse aos fãs que a produção do 2º filme foi adiada por tempo indeterminado, o que em linguagem de Hollywood significa que provavelmente não haverá um 2º filme :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho pena sinceramente. :( Porque eu gostei mais do segundo livro que do primeiro, até!

      Eliminar