27/08/13

Opinião ''A Verdadeira História do Capitão Gancho'' de Pierdomenico Baccalario

A Verdadeira História do Capitão Gancho 
Autora: Pierdomenico Baccalario
Editora: Civilização Editora
Rating no Goodreads (Geral):  3,96 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: No dia 28 de abril de 1829, nasce uma criança que poderá vir a mudar o futuro da Inglaterra: é o filho ilegítimo do rei Jorge IV. Por este motivo, é afastado da corte e exilado para as Índias Orientais, levando consigo nada mais do que um relógio antigo, a sua única ligação com o passado.

Mas, aos treze anos, James Fry - é este o seu nome - volta a embarcar num navio e inicia a sua carreira de pirata, que irá fazer dele o homem mais procurado do Império.

A história conhece-o por "o jovem lorde", "o descalço", "o príncipe dos mares", mas poucos sabem que na verdade ele é, o Capitão Gancho.

Opinião: Fiquei interessada neste livro depois de ler a sinopse e confesso que este interesse esteve directamente relacionado com o facto de eu adorar a série Once Upon a Time e de, na mesma, o Hook (Capitão Gancho) ser um personagem fascinante, em muitos sentidos. Sendo assim, quando pedi este livro à Civilização foi com grandes expectativas que o fiz.

A maneira como a história é contada torna o livro fácil de ler. Dividida em anos de vida de James Fry é um leitura fluída e simples, sem grandes descrições. O tamanho pequeno do livro torna a leitura rápida e intensa, sem deixar ao leitor tempo para se aborrecer com a descrições ou paragens no tempo.

A história em si fascinou-me! Gostei desta visão de criação do Capitão Gancho. Com James Fry a ser um filho de rei que foi exilado por ser bastardo, vivendo com a sua mãe e padrasto mas tempo como principal objectivo tornar-se um homem do mar. Quando foge da sua cidade para se tornar marinheiro é quando a história começa. Acho que a história é realista e está bem contada do ponto de vista de James. Adoro o amor que ele tem pelo mar e como ele se encontra quando está longe da terra. Confesso que gostei da sua personagem. Achava que ele iria perder a mão mais no início do livro logo espantei-me quando tal só acontece quase no final....

Não tenho grandes comentários porque acho que se comentasse realmente o que queria iria estragar a leitura para alguns de vocês. Gostei como se desenrolaram os acontecimentos e como tudo na história levou a alguém se inspirar para escrever a história do Capitão Gancho. A equipa de James esteve sempre presente para ele, mesmo quando estavam perdidos numa ilha deserta mantiveram-se juntos, como uma verdadeira família do mar. É uma história que mostra a união e os perigos que o mar pode levar.

O que me desapontou no livro foi a falta de romance. No início do livro ainda achei que iria surgir um romance que se desenrolaria algures no restante livro mas tal não aconteceu. É certo que o livro não era um romance mas depois do início senti um pouco falta dessa vertente.

Dei-lhe quatro estrelas e foram bem merecidas. Se gostam de contos de fadas e cresceram a ouvir falar do Peter Pan e do Capitão Gancho vão querer ler esta versão da história de um dos vilões das Histórias de Encantar. Prometo que vão gostar mais do James Fry do que do Capitão Gancho que estão habituados. Leiam o livro e encantem-se com esta história cheia de aventuras e perigos característicos dos piratas.

3 comentários:

  1. Parece muito interessante! Se tiver oportunidade hei-de ler este! :D
    Ótima review! ;)
    Beijinhos! *-*

    ResponderEliminar
  2. Epá, fiquei interessada por esse livro! Tenho d ver se há na biblioteca :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um livro muito interessante *-*
      Força e depois diz-me o que achaste!

      Eliminar