28/07/13

Opinião ''Sangue Fresco'' de Charlaine Harris

Sangue Fresco

Autora: Charlaine Harris

Editora: Saída de Emergência

Rating no Goodreads (Geral):  3,95 estrelas

Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas


Sinopse: Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças…
Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita – porque é – mas acontece que Sookie tem um certo “problema”: consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável. Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro. Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana.
Aos poucos, uma nova subcultura dispersa-se um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dos vampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?


Opinião:  Depois de muito ouvir falar desta série, resolvi dar uma oportunidade aos livros. Apesar de não estar muito por dentro da história e acontecimentos (em termos de séries de vampiros já estou demasiado viciada em The Vampire Diaries), acho que foi uma leitura interessante por ser diferente do que já tinha lido sobre vampiros.

A história é na verdade uma bastante simples história sobrenatural com um mistério sobre os assassinatos que começam a ocorrer numa pequena cidade onde não costumam acontecer grandes acontecimentos. A personagem principal é Sookie, uma empregada de um pequeno café que tem um dom um tanto quanto peculiar: ela consegue ler os pensamentos de quem se encontra à sua volta. Vivendo uma vida de frustração pela energia dispensada a tentar bloquear todos os pensamentos dos outros, Sookie é uma personagem interessante (apesar de na série achar o sotaque dela ligeiramente irritante). À volta dela vão ocorrendo alguns acontecimentos que começam especialmente com o aparecimento do vampiro Bill. Talvez influenciada pelo que já conheço da série e pelo que me contaram também não me fascinei nem pelo Bill nem pelo romance dele com Sookie. Achei-os um casal estranho, ligeiramente encantador mas que no fundo Bill não me pareceu ser a escolha para Sookie.

Apesar de aparecer pouco, Eric foi uma personagem que suscitou em mim interesse e acho que, por ele, poderia continuar a coleção (ainda não decidi se o farei ou não!). Com certeza as cenas em que ele aparece são intensas, sendo demonstrado o seu interesse por Sookie que no fundo me agradou mais do que o romance com Bill.

Acho que a personagem que gostei mais no livro foi Sam. Gostei da proteção e importância que ele dava a Sookie. A maneira como ele a trata deixa claro que os sentimentos que ele sente por ela são profundos, apesar de Sookie nem considerar a hipóteses. Adoro o final e a descoberta que fazemos sobre ele (não conto porque spoiler é uma coisa muito feia!).

Quanto ao mistério envolvendo a história confesso que fiquei surpreendida tendo até andado algumas páginas para trás para verificar que o assassino era mesmo aquele que estava a ser referido. Não pensava que fosse tal mas também, conhecendo as personagens como conhecia, não tinha grandes suspeitas. Acho que foi um bom final, apesar de terem morrido mais pessoas que estava à espera e as mortes serem mais naturais que o que seria de esperar. 

Dei quatro estrelas por achar que foi um bom livro e por ter gostado da história e das personagens, contudo não sei se será uma coleção em que irei investir, especialmente porque este livro me foi emprestado. A ver vamos! Até lá quem gostar do mundo de vampiros e lobisomens pode sempre apostar nesta coleção que com certeza irá agradar esse tipo de público.

2 comentários:

  1. Continua a ler! É uma série cheia de aventuras que tem muito mais para contar! Mas realmente mais vale leres emprestado ou da biblioteca para o caso de não gostares assim para aí além, uma vez que a série tem 13 livros (incluindo o último que há-de estar a sair).
    Boas leituras!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma grande colecção mesmo! Acho que se investir será mesmo emprestados xD

      Eliminar