03/07/13

Opinião ''Guerra dos Tronos'' de George R.R. Martin

Guerra dos Tronos
Autora: George R.R. Martin
Editora: Saída de Emergência
Rating no Goodreads (Geral):  4,32 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas

Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, recebe a visita do velho amigo, o rei Robert Baratheon, está longe de adivinhar que a sua vida, e a da sua família, está prestes a entrar numa espiral de tragédia, conspiração e morte. Durante a estadia, o rei convida Eddard a mudar-se para a corte e a assumir a prestigiada posição de Mão do Rei. Este aceita, mas apenas porque desconfia que o anterior detentor desse título foi envenenado pela própria rainha: uma cruel manipuladora do clã Lannister. Assim, perto do rei, Eddard tem esperança de o proteger da rainha. Mas ter os Lannister como inimigos é fatal: a ambição dessa família não tem limites e o rei corre um perigo muito maior do que Eddard temia! Sozinho na corte, Eddard também se apercebe que a sua vida nada vale. E até a sua família, longe no norte, pode estar em perigo. 

Uma galeria de personagens brilhantes dá vida a esta saga: o anão Tyrion, ovelha negra do clã Lannister; Jon Snow, bastardo de Eddard Stark que decide juntar-se à Patrulha da Noite, e a princesa Daenerys Targaryen, da dinastia que reinou antes de Robert, que pretende ressuscitar os dragões do passado para recuperar o trono, custe o que custar.


Opinião: Há bastante tempo que me andava para render à escrita de Martin mas surgiram sempre outras leituras e esta acabou por ficar um pouco para trás. Mas, confesso, quando peguei neste livro para finalmente o ler, as expectativas eram grandes. Primeiro de tudo adorei a forma como foi escrito, com a história dividida em capítulos direccionados a determinadas personagens. Esta forma permite-nos situar um pouco mais na história já que uma das grandes dificuldades que apresentei ao lê-lo foi situar-me nas personagens e nas suas relações. São tantas que cheguei ao cumulo de simplesmente continuar a ler a história sem saber quem era determinada personagem exactamente. Outra situação que dificulta é o facto de algumas personagens chegarem a ser designadas por mais que um nome (por exemplo o Mindinho).

Depois de situada nos nomes e relações entre os personagens, consegui absorver e devorar o livro com bastante gosto. Acho que a história começa bem, de maneira subtil de modo a não confundir o leitor e de o contextualizar no que é o mundo de Guerra dos Tronos, contando o que aconteceu no passado que desencadeou as acções que estão a acontecer actualmente.

Os meus personagens preferidos desde sempre fora a Daenerys Targaryen, nossa Khaleesi, a Aria Stark e o Tyrion Lannister. Além destes também fiquei fã do Jon Snow. Todas elas me tocaram de maneiras diferentes mas acho que o facto de todas serem diferente do que seria esperado foi o que me fez designa-las de preferidas. A princesa Daenerys torna-se um membro da comunidade Dothraki, tornando-se a rebelde Khaleesi. A nossa pequena Aria Stark em vez de ser uma senhora como a irmã Saba, só pensa em lutar e aprender a manejar uma espada. O ''duende'' Tyrion, nascido condenado numa família importante, torna-se meu preferido pela sua sabedoria. Foram os personagens pelos quais mais ansiava por capítulos, confesso.

A história deste livro é bastante simples. Apenas temos uma introdução do que será uma história muito mais complicada que isso. Desde logo nos é revelada a verdadeira natureza dos Lannister e eles são os personagens que menos gosto no livro. O rei é um tolo que não sabe gerir o trono pelo que não é de admirar que tenha quem lho queira roubar mesmo no grupo que o rodeia.

É um livro com algumas surpresas apesar de eu acreditar que não será nada comparado com o que me espera na leitura dos próximos nove (por enquanto!). Como já devem ter percebido, adorei o livro e estou totalmente rendida à história. Em breve começarei o segundo da colecção...
Aconselho a toda a gente, com certeza! Especialmente a quem gosta de fantasia e de ser transportada para outras realidades através de um livro. Não aconselho a quem não está preparado para querer ler a colecção toda porque acreditem que depois deste livro vão querer devorar e mergulhar no resto da história deste mundo à parte...

6 comentários:

  1. Mais uma GoT addicted! YES ^^

    PS: Pleease, tira-me a verificação de comentários *faz olhinhos de cachorro abandonado*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yes *-* Só não é YES para a carteira, não é? XD

      Ps.: como se faz isso? :p

      Eliminar
    2. Para quem compra os livros não. Eu leio na biblio :p


      Nas definições>comentários.


      Se queres prevenir o SPAM aposta na moderação. É menos irritante xD

      Eliminar
  2. Faço minhas as palavras da Cata: YES!!!! xD

    ResponderEliminar