24/07/13

Opinião ''Estrada Vermelha, Estrada de Sangue'' de Moira Young

Estrada Vermelha, Estrada de Sangue
Autora: Moira Young
Editora: Editorial Presença
Rating no Goodreads (Geral):  4,03 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas






Sinopse: Estrada Vermelha, Estrada de Sangue é um thriller futurista, uma aventura épica que se passa num período pós-apocalíptico e extremamente violento. Saba, a protagonista, é uma jovem que viveu sempre em Silverlake, numa zona remota, inóspita e quase deserta, até ao dia em que uma tempestade de areia traz consigo um bando de terríveis criminosos que lhe matam o pai e levam consigo Lugh, o irmão gémeo que ela adora. Sozinha com Emmi, a irmã mais nova, Saba vai investir toda a sua coragem e o seu espírito combativo na busca do irmão, numa demanda perigosíssima e empolgante, através de intermináveis extensões desérticas e violentas intempéries, que culminará numa apoteose de pura adrenalina.

Opinião: Emprestaram-me este livro num momento em que eu, por estupidez, fiquei simplesmente sem ter o que ler. Como salvadora, uma amiga decidiu que este seria um livro que eu iria gostar dele. E não se enganou já que eu adorei. Achei que quem escreveu na capa (não me lembro quem foi =x) que era um livro semelhante ao Hunger Games não se enganou e com certeza que fãs dessa saga irão gostar desta (sim, porque descobri depois de acabar de o ler que é uma saga *-*). 

Este livro começa com um acontecimento estranho nesta família que vive isolado do mundo. Num futuro distante onde a sociedade deixou de ser como a conhecemos agora, esta família tenta sobreviver pelos próprios meios, sem contacto social. Quando um grupo de homens chega a Silverlake e rapta o irmão gémeo de Saba, matando o seu pai e deixando-a sozinha com a irmã pequena Emmi, começa a aventura desta história. 

Acho Saba uma personagem fascinante. Adoro a força que tem e a devoção que a leva a querer dar tudo de si para encontrar o irmão. Ela ultrapassa obstáculos com uma força que acredito que eu, na situação dela, não teria. O espaço onde isso é demonstrado com maior intensidade é a denominada ''A Jaula'' onde lutadores são colocados literalmente numa jaula, lutando até haver um perdedor e um vencedor sendo que, ao alcançar três derrotas, o(a) lutador(a) é directamente enviado para o corredor da morte. A ânsia de sobrevivência de Saba é bem perceptível nesta parte (sendo a que mais se assemelhou à saga Hunger Games).

É neste ambiente que Saba conhece Jack. Imediatamente fui arrebatada por este casal. Jack é uma personagem fascinante, tendo, ao mesmo tempo que conquistou Saba, me conquistado. A relação dos dois é uma mistura amorosa de amor-ódio que me foi deixando irritada algumas vezes, pela estupidez de ambos (num bom sentido, claro).

A única coisa que eu não gostei particularmente em Saba foi o facto dela culpar Emmi pela morte da mãe. Tudo bem que a mãe morreu no parto da Emmi, mas a pequena e corajosa não teve culpa desse facto. Emmi é tão valente e tão teimosa que com certeza não nega ser irmã de Saba, sendo adorável ver a relação delas evoluir, especialmente como Saba vai amolecendo pela pequena.

Esta demanda para encontrar o irmão de Saba e Emmi é cheia de aventuras e conta com alguns factos que vão deixar as pessoas verdadeiramente surpreendidas com a violência deste thriller futurista. O mundo não é mais como conhecemos e, para sobreviver, estas duas irmãs vão ter que enfrentar e presenciar coisas das quais, na pequena Silverlake, sempre estiveram protegidas.

Um livro que com certeza deixará as pessoas presas às suas páginas até ao final. Sinceramente, ao termina-lo, senti-me triste, especialmente porque não sabia que era uma saga e achei o final vago. Quando descobri que era saga, dei pulos de alegria, ainda mais quando me apercebi que o filme estava previsto para 2014. A minha vida ficou completa. Dei-lhe cinco estrelas e aconselho todos os fãs de Hunger Games (ou universos futuristas ou apenas fãs de um bom livro) que peguem nele e se viciem. Porque acreditem, isso irá acontecer! (:

Sem comentários:

Enviar um comentário