22/06/13

Opinião ''Os Homens que Odeiam as Mulheres'' de Stieg Larsoon

Os Homens que Odeiam as Mulheres
Autora: Stieg Larsoon
Título Original: The Girl With a Dragon Tattoo
Rating no Goodreads (Geral):  3,99 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: «As pessoas têm sempre segredos. É uma questão de os descobrir.»


O jornalista de economia Mikael Blomkvist precisa de uma pausa. Acabou de ser julgado por difamação ao financeiro Hans-Erik Wennerström e condenado a três meses de prisão. Decide afastar-se temporariamente das suas funções na revista Millennium.

Na mesma altura, é encarregado de uma missão invulgar. Henrik Vanger, em tempos um dos mais importantes industriais da Suécia, quer que Mikael Blomkvist escreva a história da família Vanger. Mas é óbvio que a história da família é apenas uma capa para a verdadeira missão de Blomkvist: descobrir o que aconteceu à sobrinha-neta de Vanger, que desapareceu sem deixar rasto há quase quarenta anos. Algo que Henrik Vanger nunca pôde esquecer.

Blomkvist aceita a missão com relutância e recorre à ajuda da jovem Lisbeth Salander. Uma rapariga complicada, com tatuagens e piercings, mas também uma hacker de exceção.

Juntos, Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander mergulham no passado profundo da família Vanger e encontram uma história mais sombria e sangrenta do que jamais poderiam imaginar.


Opinião: Comecei a ler este livro um pouco por incentivo de uma amiga que é completamente viciada neste livro e o adora completamente. Confesso que não tinha muitas expectativas, ainda para mais não conhecendo do que se tratava realmente. Acho que nem a sinopse eu tinha lido antes de o começar a ler. Claro que eu já tinha ouvido falar da famosa Lisbeth já que muita gente parece adorá-la.

Foi um livro fácil de ler e que, à medida que ia avançando na história me fazia querer saber mais. Claro que gostei muito mais do enredo sobre a Harriet do que do enredo de Mikael com o empresário de sucesso cujo nome nunca consegui pronunciar direito. Considero que foi um dos pontos menos bons do livro, tendo no final o ritmo da leitura diminuído depois de descobrir a realidade sobre o que aconteceu a Harriet. 


Toda a história de Mikael descobrir  que aconteceu a Harriet com as descobertas a interligarem-se num pequeno enredo policial tornou o livro um guilty pleasure para mim. Adorei especialmente quando a Lisbeth se juntou à investigação e acho que se tal não acontecesse Mikael não conseguiria chegar onde chegou. Ela com certeza foi o ponto mais importante do livro, tal como a personagem principal.

Sobre a Lisbeth só tenho a dizer que, apesar de a ter adorado, achei que ela iria ser mais badass do que foi na realidade. Não sei, ela é intensa, sem dúvida! Mas acho que estava à espera de algo ainda pior, mais rude! Ela para mim apenas é alguém que necessita de alguém que a ame para suavizar sobre toda a parede que ela tem sobre si. Acho que o Mikael consegue um pouco isso apesar de o final não ser dos mais felizes.

Portanto, foi um livro que soube bem ler e irei investir nos outros num futuro próximo. Tenho realmente pena que só sejam três em vez de os programados pelo Stieg. Recomendo a todos que gostam de um bom mistério...porque acreditem que é o que têm neste livro! (:

2 comentários:

  1. Adorei este livro *.*
    Os seguintes também são muito bons, e a Lisbeth ainda fica mais badass na minha opinião xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito (: tenho que investir nos outros tenho xD

      Eliminar