25/03/13

Opinião ''Nómada'' de Stephenie Meyer


Nómada
Autora: Stephenie Meyer
Editora: 1001 Mundos
Título Original: The Host
Rating no Goodreads (Geral): 3,86 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas

Sinopse: Melanie Stryder recusa-se a desaparecer. O nosso Mundo foi invadido por um inimigo invisível. Os Humanos estão a ser transformados em hospedeiros destes invasores, com as suas mentes expurgadas, enquanto o corpo permanece igual e a vida prossegue sem qualquer mudança aparente. A maior parte da Humanidade não consegue resistir. 
Quando Melanie, um dos poucos Humanos «indomáveis», é capturada, ela tem a certeza de que chegou o fim. Nómada, a Alma invasora a quem o corpo de Melanie é entregue, foi avisada sobre o desafio de viver no interior de um humano: emoções avassaladoras, excesso de sentidos, recordações demasiado presentes. Mas existe uma dificuldade com que Nómada não conta: o anterior dono do corpo combate a posse da sua mente. 
Nómada esquadrinha os pensamentos de Melanie, na esperança de descobrir o paradeiro da resistência humana. Melanie inunda-lhe a mente com visões do homem por quem está apaixonada - Jared, um sobrevivente humano que vive na clandestinidade. Incapaz de se libertar dos desejos do seu corpo, Nómada começa a sentir-se atraída pelo homem que tem por missão delatar. No momento em que um inimigo comum transforma Nómada e Melanie em aliadas involuntárias, as duas lançam-se numa busca perigosa e desconhecida do homem que amam.

Opinião: Li este livro pela primeira vez em Agosto de 2009. Lembro-me perfeitamente de o ter comprado por ser da autora do Twilight (que confesso ter lido a colecção toda a gostado verdadeiramente dos livros antes de eles se transformarem no fenómeno e na tristeza cinematográfica que foi - peço desculpa aos fãs cinematográficos mas é a minha opinião). Comecei este livro, na altura, sem expectativas e lembro-me de o ter devorada com uma rapidez estonteante. 
Escolhi relê-lo, não só porque já o queria fazer à bastante tempo mas também pela aproximação da exibição cinematográfica do mesmo...Confesso que, da segunda vez, devorei-o ainda mais que da primeira. Sabem aquele livro que nós só queremos ler porque ansiamos por saber mais sobre a história e o seu desfecho mas que, ao chegar ao fim, apesar de satisfeitas com a leitura, ficamos tristes por ter acabado e só desejamos que o livro se prolongasse mais um pouco? Bem, para mim, o Nómada é um desses livros. 
Apesar das suas 800 e tal páginas, é uma leitura tão fácil, que flui de uma maneira natural, não nos deixando a sensação de estar a ler um livro tão grande excepto talvez quando o temos que carregar de um lado para o outro. Considero que está muito bem escrito, de forma a cativar os leitores, não dando ênfase a mais às descrições (coisa que gosto!) e envolvendo-me na história de uma maneira tão intensa que me fez sentir uma terceira parte de Nómada e Melanie.
A história é em tudo original, com a invasão dos humanos pelas almas. Acompanhamos Nómada na sua viagem pelas memórias e sentimentos de Melanie. Adoro o facto da acção, apesar de lenta, se desenrolar verdadeiramente de um jeito natural.
A minha acção preferida dá-se com certeza nas grutas e comecei a devorá-lo depois de Nómada ter encontrado os humanos sobreviventes. Adorei toda a história, com a união de Noa ao humanos, conseguindo tornar-se parte da família ao alcançar a confiança deles. Ao longo do livro vamos conseguindo entender mais sobre este mundo futuro e é também isso que torna o livro interessante. Não vos vou contar muito mais porque se começasse só acabaria quando vos tivesse revelado todos os pormenores do livro e isso não é, de todo, o objectivo de uma opinião...

O livro é muito mais que amor e romance mas, desde o primeiro momento em que vimos o verdadeiro Ian (não o que tenta matar Noa, mas o que se preocupa com ela) que eu comecei a torcer pelos dois, apesar de todos os sentimentos, despoletados por Mel, que Noa tinha por Jared. Nunca eu imaginei que fosse possível que a Noa escolhesse Jared em vez de Ian...e ainda bem que estava certa! Os momentos de preocupação de Ian e a ternura que ele mostra pela Noa são o que fazem dele a minha personagem preferida do livro, até acima de Noa, Mel ou Jared...Ele simplesmente conquistou-me à medida que ia conquistando também a Noa.

Gostei do desfecho final das personagens e acho que todos tiveram um fim verdadeiramente feliz, como é característico dos livros da Stephenie. Esta história conquistou-me e ensinou-me algumas lições como o facto de o que está no interior é mais importante que o exterior. Que devemos ser bons mesmo para os que nos tratam mal e que nunca devemos julgar alguém sem conhecermos realmente as pessoas.

Adoro, adoro e adoro o livro e acho que ainda o vou ler várias vezes durante a minha história de leitora. 5 estrelas bastante merecidas!

Trailer:
E para quem tiver curiosidade, aqui ficam os trailer's do filme que estreia já esta quinta feita, 28 de Março.



(Se quiserem ler mais sobre o meu fascínio por Noa/Ian, vão aqui)

1 comentário:

  1. Ando tão ansiosa que esse filme estreie. Tal como tu já li e reli o livro várias vezes, devorando-o em todas elas. É tão especial, com uma história espectacular! Espero que o filme espelhe isso, embora esteja um bocado intrigada: será que no filme o nome dela continua a ser Nómada? Já que o nome do filme é A Hospedeira... Espero bem que mantenham o nome tão bem dado à Noa.
    Beijinho

    ResponderEliminar