03/03/13

Opinião ''Memórias de um Caçador de Vampiros'' de Ardo Antas

Memórias de um Caçador de Vampiros
Autora: Ardo Antas
Editora: Chiado Editora
Rating no Goodreads (Geral): 3.50 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 3 estrelas

Sinopse: Numa época de luzes em que os seres sobrenaturais são pouco mais do que personagens de ficção para os que nunca com eles se cruzaram, um estranho símbolo foi visto gravado numa Harley Davidson. O símbolo de um grupo de pessoas que declarou guerra a um dos mais antigos mitos da civilização: as criaturas com dentes de sabre e olhar a sangrar, popularmente conhecidos como "vampiros". Mas afinal, o que são eles? De onde vêem? Quais as suas origens? Quais os seus intentos? E, sobretudo, como se combatem? Rick Chambers sabe responder a esta última questão e, quanto às outras, tem fortes suspeitas que partilha nos seus diários de caçador de vampiros. Mas quem é, na verdade, o homem de calças de ganga e botas de cowboy que se desloca numa Harley Davidson em diversos locais com acontecimentos inexplicáveis? O que sabe ele que as restantes pessoas parecem ignorar? Aqui fica a sua visão original do mundo e de duas das espécies que o habitam.

Opinião: Este livro foi-me disponibilizado pela Chiado Editora para review. Quando li a sinopse achei que seria um livro interessante de ler já que o tema vampiros é um tema que actualmente está na moda. Considerei o enredo apelativo e achei que seria um leitura interessante (tanto que até fiz um passatempo com o livro!)

Antes de mais devo dizer-vos que o livro me lembrou extremamente da série Sobrenatural, excepto pelo facto de ser apenas sobre vampiros, deixando de lado os demónios e todas as outras criaturas do mal. Cada capítulo parecia literalmente um episódio de Sobrenatural o que, de uma maneira estranha, me fez gostar do livro. A forma como foi escrito, tendo cada capítulo uma mini-história a contar deixou-me satisfeita, sendo uma das questões positivas do livro. A escrita é simples e a única coisa que me deixou, digamos, ligeiramente irritada foi o facto de haverem tantas referências em inglês...tudo bem que é um livro passado nos EUA escrito por um autor português mas sinceramente não entendo a necessidade de escrever algumas falas e partes da história em inglês! Nós sabemos que o Rick e os outros personagens são ingleses, não era necessário isso! Acho que, como pessoa que entende inglês, não afectou em grande parte a minha leitura mas para pessoas que não o entendem penso que dificulta um pouco a apreciação da história. Mas esta e a minha opinião, obviamente.

Em relação à história, acho que está bem construída, envolvendo, penso eu, uma pesquisa intensiva da parte do autor que torna a história mais real para nós, leitores. Todas as pequenas batalhas de Rick deixaram-me com mais conhecimento sobre todo o ambiente do livro e em como é vasto, neste mundo, o universo dos vampiros. A história que mais gostei penso que foi a da Bloody Mary. Acho que foi porque sempre gostei especialmente dessa história de terror, desde os tempos em que vi quer um episódio em Em Contacto, quer em Sobrenatural. O facto que me deixou mais curiosa sobre este capítulo foi o facto de, para a incluir na história, Ardo Antas ter feito dela uma vampira.

Gostei das personagens, especialmente de Annie, na sua luta contra os vampiros como Samaritana. Também gostei de Rick apesar dele ser ligeiramente irritante e vaidoso...como todos os homens são um bocadinho e, sendo ele um ''glorioso'' caçador de vampiros, acho que tinha irremediavelmente que ser um pouco vaidoso (vejam o Dean de Sobrenatural =D).

Apesar de ter gostado, não me cativou de um modo especial, razão pela qual lhe deu as três estrelas no goodreads. Demorei um pouco para o ler mas acho que isso não significa que não goste dele. Foi um livro que li e que seria capaz de reler, o que já é um grande feito! A todos vocês que gostam de vampiros (e talvez de inglês), leiam este livro que irá ser uma leitura saudável e interessante.

3 comentários:

  1. Quando ganhei o livro fui de imediato procurar opiniões (tentando evitar possíveis spoilers :P)e muitas referem o mesmo que tu como um ponto negativo no livro, o inglês ... bem, eu não sou um exemplo de uma pessoa excelente a inglês, mas percebo o básico. Ainda não li o livro, mas não entendo qual a dificuldade em colocar notas de rodapé com a tradução do que é dito, mas pronto :P

    Estou curiosa por ler e gostei de saber que ele conta histórias tão conhecidas como a Bloody Mary :D

    Já agora, que estás achar do Nómada? Comecei a ler mas não suportei o livro, mas prometi a mim mesma voltar a tentar ainda antes de o filme sair nas telas do cinema :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto ao Nómada, na verdade estou a relê-lo! A primeiro e única vez que o li foi em 2009 e adorei =) agora estou a reler por causa de sair o filme no cinema =D

      Eliminar
    2. Tenho mesmo de o ler :P até porque detesto pegar num livro e colocar de lado sem o terminar.

      Eliminar