03/02/13

Opinião ''P.S. - Eu Amo-te'' de Cecelia Ahern

P.S. - Eu Amo-te
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Título Original: P.S. - I Love You
Rating no Goodreads (Geral): 3,93 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 5 estrelas

Sinopse: Quase todas as noites Holly e Gerry tinham a mesma discussão - qual dos dois se ia levantar da cama e voltar tacteando pateticamente o caminho de regresso ao apetecível leito? Comprar um candeeiro de mesa-de-cabeceira parecia não fazer parte dos planos, e assim o episódio da luz repetia-se a cada noite, num rito conjugal de pendor cómico a que nenhum desejava pôr termo. Agora, ao recordar esses momentos de pura felicidade, Holly sentia-se perdida sem Gerry. Simplesmente não sabia viver sem ele. Mas ele sabia-o, conhecia-a demasiado bem para a deixar no mundo sozinha e sem rumo. Por isso, imaginou uma forma de perpetuar ainda por algum tempo a sua presença junto da mulher, incentivando-a a viver de novo. Mas como se sobrevive à perda de um grande amor? Holly ter-nos-ia respondido: não se sobrevive! Mas Holly sobreviveu!


Opinião: Li este livro pela primeira vez em 2004. Decidi que para o desafio Book to Movie Challenge iria relê-lo já que penso que, caso o tenha relido, apenas foi uma vez, por isso, apesar da história com certeza não estar esquecida, alguns pormenores com certeza que foram-se desvanecendo da minha mente tornando-se insignificantes aquando da recordação da história fundamental deste livro.
Não me recordo como foi que dei de caras com este livro mas penso que foi através da recomendação de uma amiga minha que decidi lê-lo e, desde o primeiro momento em que peguei no livro, lembro-me perfeitamente de não ter descansado até o terminar. Desta vez o processo foi mais suave e lento, tendo mais o objectivo de saborear a história do que alcançar o climax e o final tão esperado. E tenho que frisar agora que, quando li o livro pela primeira vez, ainda não havia sequer rumores da sua adaptação para o grande ecrã pelo que fui uma das pessoas que foi ver o filme ansiando que fosse fiel ao livro. Mas como este post não é para falar do filme, vou centrar-me na opinião do livro em si.

A escrita da Cecelia sempre me satisfez pela sua capacidade de dar boas descrições sem se exceder. Caso já tenham lido algumas opiniões minhas devem ter-se apercebido que eu não sou grande fã de grandes descrições, apesar delas mostrarem o quão bom é o escritor. Digamos que gosto mais de acção e de diálogos que dessas infinitas descrições. Acho que é mesmo por essa razão que gosto tanto da Cecelia como escritora. Ela, além de dar sempre grandes mensagens nos livros dela, inclusive neste, tem uma escrita tão fácil de ler. Li este livro depois do ''Toque de Veludo'' e posso dizer-vos que a diferença é desastrosa. Com o ''P.S. - Eu Amo-te'', virar as páginas era simplesmente fácil e rápido!

Mas então e a história? Bem, como já devem ter lido a sinopse, não me vou estender em descrições! Já sabem que o Gerry morreu e deixou cartas para a Holly abrir todos os meses durante dez meses, cumprindo assim a promessa de fazer a denominada ''A Lista'' que eles sempre brincavam sobre mas que no final acabou por ser bem verdade e por se verificar indispensável.

Neste livro, apesar de aparecer pouco, o Gerry é com certeza o meu personagem favorito. A maneira como ele amava e lidava com Holly só mostra o grande homem que ele era. Além disso, conseguir pensar em Holly acima de si enquanto estava a morrer foi um grande feito para ele....aqui, mais que nunca, demonstrou, além de conhecer a sua mulher, mostrou ama-la incondicionalmente.

E o P.S. - Eu Amo-te é basicamente isso: demonstrar-nos um amor puro e verdadeiro de duas pessoas que eram verdadeiramente almas gêmeas mas a quem foi tirado o tempo que deviam passar juntas pela morte de Gerry. Mostra-nos como um amor pode e sobrevive depois da morte mas também nos demonstra que é essencial continuar a viver mesmo depois da perda de alguém que amamos porque, apesar de toda a tristeza que sentimos, temos que ter consciência que a pessoa que nos deixa irá sempre querer-nos felizes. 

Holly é uma personagem que nos demonstra o sentimento de luto e de perda de alguém, mostra-nos como é difícil ficar sem alguém que é considerado essencial na nossa vida. E demonstra isso muito bem! Por outro lado consegue continuar firme, com a ajuda essencial de Gerry, mostrando que apesar de todo o sofrimento é preciso enfrentar a vida e tentar ser feliz, mesmo tendo momentos de tristeza que, com certeza, fazem parte do processo de perda de alguém. 

Outros personagens do livro como Sharon, Denise, John, Tom, Daniel, Jack, Richard, Ciara, entre outros, vão dando o seu toque especial na vida de Holly, sendo fundamentais na sua continuação de vida sem Gerry. Com estes personagens, além de valorizar o amor, novamente, este livro dá valor à amizade e às relações familiares, frisando como são ambos fundamentais na vida de uma pessoa...

Apesar de tudo, é essencial recordar os bons momentos e nunca deixar de os relembrar, não tendo, contudo, medo de procurar uma nova felicidade, quer seja no emprego, nas amizades ou, quem sabe, num novo amor.
Um livro e uma autora que com certeza aconselho a toda a gente. Preparem-se para um serão de lágrimas, risos e bastante calor no coração porque apesar de ser um livro triste, deixa-nos com um sentimento de felicidade e carinho quando o terminamos, ou melhor, a mim deixou-me...


Sem comentários:

Enviar um comentário