03/02/13

All You Need is Love: Henry DeTamble & Clare Abshire



HENRY DETAMBLE & CLARE ABSHIRE

Estes dias tenho tentado colocar nesta rubrica personagens que não sejam todos dos mesmos livros, nomeadamente tentando fugir à minha tendência de colocar sempre temas relacionados com Harry Potter, tal como se viu no 45 Day Book Challenge. Então, para hoje, dou-vos a conhecer este casal que com certeza muitos conhecem pelo filme, sem saber que existe um livro por detrás disso mesmo. Para quem não conhece mesmo, este casal é do livro A Mulher do Viajante no Tempo.

O que torna este casal especial e digno de estar nesta rubrica é o facto do amor deles ser tão incondicional que resiste às ausências de Henry, devido às suas viagens no tempo. Mas comecemos pelo início....quão estranho seria encontrares-te com um homem aos 21 anos que toda a vida conheceste mas que ainda não te conheceu? É isso que acontece com Clare. Ela conhece Henry quando ainda é criança, quando o ajuda durante uma das suas viagens no tempo, contudo, quando o conhece ele já tem bastantes anos. O mais engraçado é que quando eles falam da suposta mulher de Henry, a pequena Clare fica com ciúmes sendo que, nesse momento não sabe que está a ter ciúmes de si própria. 
Com o avançar dos anos da vida de Clare, ela vai-se encontrando com Henry sempre no mesmo prado, o prado deles, sendo também ali que Clare rouba o primeiro beijo a Henry, um momento com certeza constrangedor para Henry, já que estava a beijar a versão adolescente da sua própria mulher.

O livro tem a particularidade de nos ser mostrado pela linha do tempo de Henry, logo, o primeiro momento que vemos de Clare é quando a Clare de 21 anos se reencontra com o Henry de 28 e, sem se conseguir conter, lhe anuncia que já o conhece desde pequena. É com certeza um momento estranho para Henry mas ele também admite que a atracção entre os dois é imediata e o amor surge de modo simples.
Contudo a vida e o romance deles está longe de ser fácil e simples. Com os desaparecimentos de Henry, torna-se difícil para Clare a vida à espera dele. No dia do casamento, quem casa realmente com ela é um Henry do futuro que, felizmente apareceu depois do desaparecimento do Henry do presente, caso contrário, estaria o dia arruinado. Apesar de tudo, Clare é obrigada a passar a noite de núpcias sozinha por causa de mais uma das viagens de Henry.
O tempo de casados vai-se desenrolando com esses momentos de desaparecimento que Clare começa a achar difíceis de lidar com e as discussões começam. Apesar disso é notável que ambos se amam e querem fazer tudo para que aquele amor, tão forte e difícil dure para sempre.

O drama da história começa quando eles tentam ter um filho. O problema reside no facto de o bebé simplesmente viajar no tempo de dentro da barriga da mãe provocando, nesse caso, um aborto. Durante vários meses, com ajuda de um médico, vão tentando, sem sucesso, o que provoca mais discussão e mais ansiedade no casamento de ambos. Com o intuito de parar com o sofrimento de Clare, Henry faz uma vasectomia, de modo a impedir mais sofrimento na vida deles enquanto casal.

Contudo, um dia, Clare encontra um Henry do passado, de antes da vasectomia e fica grávida. É nesta gravidez de Clare que Henry viaja no tempo e encontra uma menina de 10 anos que diz ser a filha deles, Ava. É um momento bonito entre pai e filha excepto quando esta revela que o pai morreu quando ela tinha 5 anos. Acho que este deve ser o momento em que Henry mais se odeia por viajar no tempo...

Desde o nascimento de Ava que vamos vendo Henry aflito com a sua morte a aproximar-se, contudo, ele pretende aproveitar ao máximo a vida. O momento em que Clare descobre que ele vai morrer é triste mas é necessário que ela saiba desse facto, para estar preparada, apesar de eu duvidar que qualquer preparação seja suficiente.

O dia da morte de Henry é triste, sendo ele brutalmente assassinado por uns caçadores que o julgam ser um veado que lhes fugiu. Feliz ou infelizmente ele volta a viajar no tempo para junto de Clare e morre com o seu amor, tendo momentos antes da morte, antes da sua viagem no tempo, tendo possibilidade de se despedir de Clare.

A última cena passa-se anos depois da morte de Henry, com a sua aparição a Clare, como que com um momento de dádiva para ela, de modo a ver o amor da sua vida de novo e conseguir mais um momento de amor com ele...
É um livro que sem dúvida nos emociona e toca, fazendo-nos sentir que precisamos de aproveitar todo o tempo que temos com alguém, tal como Henry e Clare fizeram. O livro e o casal são muito mais o que descrevi....aconselho a mergulharem no amor destes dois e simplesmente deixarem-nos encher-vos o coração com a história deles.

Este filme foi adaptado para o cinema, tal como já tinha referido, sendo a Clare interpretada por Rachel McAdams e Henry por Eric Bana.


E para não faltar à regra, aqui fica um vídeo deste casal...


1 comentário:

  1. Ainda não li o livro nem vi no filme. Estou mesmo em falta! -.-"

    Olha, mandaram-me um selo, que decidi enviar-to, é um reconhecimento do excelente blog que decidiste criar, e que tenho adorado ler :)
    http://cantinhodaneptuno.blogspot.pt/2013/02/selo-liebster-award.html

    Se entretanto quiseres responder às perguntas, adoraria ler, mas não é obrigatório.
    Obrigada! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar