10/02/13

Opinião ''Obrigada Pelas Recordações'' de Cecelia Ahern

Obrigada Pelas Recordações
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Título Original: Thanks for the Memories
Rating no Goodreads (Geral): 3,61 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: Quando Joyce Conway acorda no hospital depois de uma queda grave, sabe que a sua vida nunca mais será a mesma. Não só perdeu o filho que carregava no ventre, como se apercebe que o seu casamento chegou a um beco sem saída. Mas estas não são as únicas consequências. Joyce simplesmente já não é a mesma pessoa. De repente disserta sobre arte e arquitectura europeias, tem hábitos alimentares completamente diferentes, fala sobre ruas parisienses onde nunca esteve… e cruza-se amiúde com um homem a quem sente que está estranhamente ligada…

Opinião: Como um dos meus objectivos é ler todos os livros publicados da Cecelia, resolvi que este ano iria começar com este dela. Confesso que não é um dos meus livros favoritos dela mas, gostei da história no geral. Uma das características da escrita que eu gostei especialmente foi o facto de termos duas versões da história, sendo a de Joyce contada na primeira pessoa e a de Justin contada na terceira. Foi uma parte da escrita de Cecelia que gostei e nunca tinha experimentado ler um livro desta forma.

Quanto à história, por ser uma estudante de saúde achei estranho a ligação que a Joyce e o Justin adquiriram apenas com a transfusão de sangue pela parte dela. Compreendo que com transplantes do órgãos já foram reportados casos semelhantes de pessoas que adquiriram novos gostos e que até percepcionaram novas memórias mas apenas com uma transfusão custou-me a assimilar. Apesar de tudo o corpo humano é fabuloso por isso, tudo é possível. Tirando esta vertente cientifica, achei a ideia original e acho que nem todas as pessoas se lembrariam de algo assim.

A história desenrola-se depois de Joyce ter perdido o bebé e separado-se do marido, começando misteriosamente a esbarrar-se com um estranho, Justin, numa série de coincidências que os faz sentir que estão conectados. Quando Justin, que tem medo de agulhas dá sangue depois da insistência de uma médica bonita, Sarah, confessa à filha Bea que gostaria de saber para quem o sangue vai e acha que essa pessoa deveria dar-lhe uma série de agradecimentos por lhe salvar a vida. É um exagero mas o certo é que no final ele consegue o seu desejo.

Com o passar do tempo começamos a ficar ansiosas com este livro porque eles nunca mais se encontram ou se relacionam verdadeiramente. Dava por mim a ficar com o coração acelerado querendo que eles finalmente se encontrassem quando o que acontecia era mais um desencontro, uma partida do destino. 
O final deixou-me satisfeita mas confesso que a umas 10 páginas do final temi que não fosse gostar de como terminaria mas felizmente a Cecelia deu a volta por cima e conseguiu dar-nos um doce final que considero que me deixou derretida e feliz. 

Um dos personagens que mais gostei no livro foi o pai da Joyce. A sério, soltei umas boas gargalhadas com as saídas daquele velhote. Simplesmente fabuloso com todas as suas ideias mirabolantes. Uma óptima personagem que nos faz descontrair no drama existente no livro.
Os outros personagens? Bem, gostei deles mas este velhote conquistou o lugar de preferido, com certeza :)

Ao ler o livro, não me perguntem se por causa do livro Código da Vinci ou por outra razão, imaginava o Justin como o Tom Hanks. A Joyce não sei bem como imagino, na verdade! É um dos livros que gostava que fizessem um filme! E sinceramente, com tantos livros publicados acho que a Cecelia está a merecer ter mais algum transportado para o grande ecrã, não concordam?

Bem, este livro foi uma leitura interessante. Para quem gosta de drama e de esperar pelo final para ter o melhor do livro, aconselho a lerem. É uma leitura calma e serena, mais uma vez ensinando várias lições, como todos os de Cecelia. Apesar de não ser o que mais gosto dela, continua a adorá-la e mal posso esperar por pegar no próximo livro dela. :)

2 comentários:

  1. Olá Juliana! Também não foi dos meus favoritos... :(
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gostei mas toda a história foi demasiado fantasia para o que eu estou habituada para a Cecelia :)

      Eliminar