11/01/13

Opinião ''Toque de Veludo'' de Sarah Waters


Toque de Veludo
Autor: Sarah Waters
Editora: Editorial Bizâncio

Sinopse: «Um único feixe de luz rosada fragmentava as sombras do palco vazio e, no centro desse feixe, estava uma rapariga. Percebi de imediato que era a rapariga mais maravilhosa que alguma vez tinha visto.» 

Um romance irreverente, sensual e multifacetado, cuja acção se desenrola na Inglaterra vitoriana. Toque de Veludo acompanha a carreira fulgurante de Nan King — a rapariga humilde que se transformou em vedeta do music-hall e que, após um percurso dissoluto, se redescobre como lésbica no East End. 


Opinião: Este foi o primeiro livro deste género que alguma vez li. O livro para mim foi uma leitura complicada mas interessante. Eu gostei da história e envolvi-me bastante na vida de Nan King mas, por alguma razão, quando pegava no livro parecia que não saia do lugar. Acho que isso se devia ao tamanho do livro que levava à demora da passagem das páginas, apesar de eu querer passa-las desesperadamente. Foi a única dificuldade que encontrei ao longo do livro. Apesar disso acho que nem demorei muito a lê-lo, foi apenas uma semana! Acho que foi um bom tempo.
Apesar de ser um livro rico em descrições, admito que não tenho muito interesse por descrições e muitas vezes os meus olhos saltavam quase diagonalmente. A Sarah possivelmente não ia gostar de ler isto mas é uma das minhas particularidades na leitura, prefiro acção do que descrições!

Quanto à história, achei verdadeiramente interessante a evolução dos factos, desde a paixão de Nan por Kitty até ao seu final feliz, tivemos tantas peripécias e tantos momentos altos e baixos que o livro nunca se mostrava monótono para o leitor. Tanto a Nan estava bem na vida, recuperada e feliz, como tinha um declínio ou um deslize e voltava a ter que reconstruir a sua vida da zero tentando acima de tudo ser feliz.

Adorei os momentos em que ela se vestia de rapaz e começou a viver como rapaz. Acho que realmente nos deu uma visão da personalidade dela já que ela era mais ela quando se vestia de rapaz do que quando se vestia de rapariga...e dela neste caso falo da personagem principal, Nan, obviamente.

Adorei ler este livro por se situar na época dos 1800 e tais porque sempre me senti fascina pelos tempos antigos, apesar desta história nem falar muito da sociedade em si mas falar do underdogs daquela época, sendo as lésbicas e os gays que, naquela época muito mais que agora, tinham que se esconder verdadeiramente da sociedade. Adorei a parte teatral do livro, com Nan e Kitty sendo verdadeiramente encantadoras no seu número.

O final deixou-me feliz, faltando apenas a reunião da Nan com a sua família de novo. Apesar de haver referência à mesma gostava que fosse pelo menos mencionado que ela iria visitar a família. Gostei das escolhas que Nan fez e o final foi bonito, com todas as resoluções feitas como deve ser. 

Apesar do livro ter algumas cenas intensas, acho que não é nada exagerado. Por isso acho que é um livro interessante e que recomendaria a todas as pessoas que procuram algo diferente para ler. Achei um livro bom e dei-lhe quatro estrelas no Goodreads!

Agora, vou ver o filme do livro e quem sabe mais tarde não faço uma opinião sobre o filme, comparando-o obviamente com o livro.

Sem comentários:

Enviar um comentário