24/01/14

Triângulos Amorosos [Reflexão]

O romance é um dos maiores trunfo dos produtores porque, sinceramente, quem não adora ver um casal, apesar de com dificuldades para não perder o interesse nos primeiros trinta segundos, conquistar o seu final feliz? Acho que todos nós gostamos de ver a felicidade quer o pequeno quer no grande ecrã ou nas páginas de um livro e até no ecrã de um tablet ou kobo. Infelizmente para muitos dos nossos corações os escritores e roteiristas tiveram a brilhante ideia de trazer, cada vez mais, para os seus projectos os triângulos amorosos.


Pessoalmente acho que os triângulos amorosos têm como objectivo fazer-nos sofrer ao apaixonamo-nos por um dos casais e ao mesmo tempo dar-nos suficiente sofrimento para querermos continuar a ver/ler até ao final, com a esperança de ver esse casal finalmente alcançar a felicidade em conjunto. Já dizia o Presidente Snow no filme Hunger Games ''A esperança é mais forte que o medo''. Acho que esta frase pode aplicar-se nos triângulos amorosos. Por outro lado existem triângulos com dois casais tão perfeitos que se torna impossível escolher entre os dois. É nesse momento que basicamente enlouquecemos porque ao mesmo tempo ficamos felizes e tristes quando algo acontece com algum dos casais. Ficamos perdidos sem saber como iremos reagir quando o final acontecer e questionamo-nos se ficaremos felizes pelos que persistiram ou tristes pelo que ficou só. Existe toda uma magia e estratégia nos triângulos amorosos.

Antes destes terem sido introduzidos e evoluído no universo cinematográfico, televisivo e literário tínhamos um casal o qual, na maior parte das vezes, deparava-se com dificuldades como amor não correspondido, diferenças éticas e de nível social, ódio familiar ou até traição. Por alguma razão lembraram-se que três era melhor que dois e acrescentaram isso à lista de dificuldades para o final feliz de um personagem.

Pessoalmente sou uma romântica nata e, mesmo em séries sem o romance como factor principal, arranjo sempre algum casal pelo qual torcer. Já faz parte de mim! Com a introdução dos triângulos amorosos confesso que o meu coração tem sofrido alguns desgostos ao mesmo tempo que o meu vício e ansiedade por continuar a ver certas séries/filmes e ler certos livros tem aumentado. Acho que é uma boa estratégia comercial e toca num ponto fulcral dos espectadores: o coração. Todos nós já sofremos, de uma maneira ou de outra, com algum triângulo amoroso.

 Mostro-vos alguns exemplos dos triângulos amorosos que me atormentaram ou atormentam.

Francis/Mary/Bash
Reign

Incondicionalmente torço por Francis/Mary aka Frary. 
Com apenas 9 episódios e ainda na primeira temporada, Reign conseguiu introduzir o que, para mim, é um dos mais complicados triângulos. Porque? Porque a maioria das pessoas encontra-se na segunda situação possível: não consegue escolher se prefere a Mary com o Francis ou com o Bash. Apesar de tudo eu acredito que o amor de Mary e Francis é puro e que qualquer envolvimento com Bash da parte de Mary será apenas numa tentativa de proteger Francis. 
O pior deste triângulo: Francis e Bash são irmãos!
O melhor deste triângulo: Ambos os irmãos estão apaixonados por ela o que faz com que os momentos românticos e queridos sejam imensos.



Stefan/Elena/Damon
The Vampire Diaries

Incondicionalmente torço por Damon/Elena aka Delena. 
No começo desta série com já 100 episódio não foi tão visível a possibilidade de triângulo amoroso. Contudo, com a aproximação de Damon da namorada do irmão, tornou-se possível aos olhos dos fanáticos pelo romance, o envolvimento dos dois. Apesar dos fãs de Stelena dizerem que Damon é demasiado cruel para Elena, a verdade é que eles acontecem e declaram o seu amor um pelo outro na última temporada, depois de Elena ser transformada em vampira. Não é, contudo, um triângulo amoroso totalmente resolvido já que Stefan ainda tem sentimentos por Elena. Vamos lá ver se isto corre bem para os meus lados! 
O pior deste triângulo: Stefan e Damon são irmãos!
O melhor deste triângulo: Temos a possibilidade de ver duas relações totalemente diferentes: intensa e perigosa em Delena e romântica e carinhosa com Stelena.


Peeta/Katniss/Gale
Triologia Hunger Games

Incondicionalmente torço por Peeta/Katniss aka Everlack.
Apesar da triologia Hunher Games ser muito mais que um triângulo amoroso, a verdade é que este surge no meio da história e torna, a meu ver, Katniss mais humana. Com um primeiro livro com uma relação tão profunda e belamente evoluída entre Peeta e Katniss foi-me impossível, ao ler o Catching Fire, sentir alguma admiração sobre o casal Katniss e Gale. Pelo contrário, só conseguia pensar o quanto o Peeta sofria com esta separação. Felizmente para os fãs, como eu, de Everlack, Katniss escolheu bem, no final.
O pior deste triângulo: A possibilidade de tudo não ter passado de um jogo e de, no fundo, não existir triângulo.
O melhor deste triângulo: Este triângulo serve para demonstrar que a nossa heroína é mais profunda do que a força que aparenta.



Simon/Clary/Jace
Saga The mortal instruments

Incondicionalmente torço por Jace/Clary aka Jary/Clace.
 Devido a circunstâncias além do romance acho que neste triângulo foi o que mais me confundiu. Durante o segundo livro da saga tive momentos que, pela ternura que Simon demostrava em relação a Clary, pensei que eles deviam estar juntos. Não me culpem, afinal, não é como se o Jace e a Clary pudessem estar juntos nesse momento. Apesar de tudo o meu coração sempre bateu por estes dois, mesmo quando o seu amor era o mais impossível de sobreviver.
O pior deste triângulo: SPOILER ALERT O facto de Jace e Clary serem considerados irmãos entre o primeiro e o terceiro livro.
O melhor deste triângulo: Ao mesmo tempo Clary tem o amigo e o perigoso. Torna-se entusiasmante ver as diferenças entre os dois e a relação que têm com Clary.



Ian/Wanda/Jared/(Melanie)
Nómada

Incondicionalmente torço por Ian/Wand aka O'Wanda.
Este é o triângulo que no fundo não é triângulo mas quadrado. Isto porque Wanda julga amar Jared porque os sentimentos de Melanie estão presentes e Jared nunca amou a Wanda, apenas amou Melanie e como Wanda era a imagem dela, sente-se atraído pelas recordações. Já Ian amou realmente Wanda pelo que ela é, sem nunca ter conhecido Melanie. No final, Wanda percebe que quem ama é Ian e o final não podia ser mais feliz.
O pior deste triângulo: O sofrimento de Melanie ao ver Wanda a apaixonar-se pelo homem da sua vida.
O melhor deste triângulo: A capacidade de Ian ver além das aparências e amar a alma, muito mais que a aparência. Sim, ele é o meu personagem preferido da Saga.


Além destes existem ainda muitos mais mas, em forma de exemplo, servem perfeitamente este cinco. De uma forma simples e resumida os triângulos existem para nos agoniar mas a verdade é que nós gostamos de o ser. Gostamos de torcer pelo casal que acreditamos que esta destinado, gostamos de sofrer quando eles sofrem e ter esperança quando tudo parece perdido. Gostamos de nos azucrinar a ver vídeos deles nos momentos mais tristes e a sorrir de alegria com as felicidades deles. Gostamos...bem, eu gosto, pelo menos! Sou uma shipper por natureza, shame on me! 

E vocês, o que acham do universo criado de triângulos amorosos? Costumam sofrer com os triângulos ou, por outro lado, é algo que vos passa ao lado?
Opiniões precisam-se!

3 comentários:

  1. Gostei imenso deste post! *-*
    Como sabes, também adoro casais e sofro imenso com alguns triângulos amorosos, pois qualquer um dos pares que se forme é fantástico e adorável! :/
    Se reparares, a maioria dos triângulos amorosos tem 2 vértices masculinos e um feminino... Acho que nem me lembro de nenhum que seja ao contrário... :P
    Em suma, acho uma excelente estratégia para nos prender à história, quanto mais não seja a torcer pelo nosso casal preferido e para ver como vai acabar! :)
    Por último, dos que referiste, só conheço o Damon/Elena/Stefan e pretendo ficar a conhecer melhor o triângulo Peeta/Katniss/Gale! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São um grande incentivo mas fazem-me sofrer bastante, especialmente quando eu consigo escolher só um e eles só sofrem sem ficar juntos.
      Também me apercebi disso. Outro dia encontrei um que era duas mulheres e um homem mas já não me lembro onde foi, fiquei chocada xD de resto são sempre dois homens a lutar por uma mulher.
      E és Delena ou Stelena? Espero que seja o mesmo Team que eu em Hunger Games xD

      E claro, ainda bem que gostarem do post *.*

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar