24/12/13

Opinião ''Insurgente'' de Veronica Roth

Insurgente
Autor: Veronica Roth
Editora: Porto Editora
Rating no Goodreads (Geral):  4,28 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  5 estrelas

Sinopse: A tua escolha pode transformar-te - ou destruir-te. Mas qualquer escolha implica consequências, e à medida que as várias fações começam a insurgir-se, Tris Prior precisa de continuar a lutar pelos que ama - e por ela própria.

O dia da iniciação de Tris devia ter sido marcado pela celebração com a fação escolhida. No entanto, o dia termina da pior forma possível. À medida que o conflito entre as diferentes fações e as ideologias de cada uma se agita, a guerra parece ser inevitável. Escolher é cada vez mais incontornável... e fatal.
Transformada pelas próprias decisões mas ainda assombrada pela dor e pela culpa, Tris terá de aceitar em pleno o seu estatuto de Divergente, mesmo que não compreenda completamente o que poderá vir a perder.
A muito esperada continuação da saga Divergente volta a impressionar os fãs, com um enredo pleno de reviravoltas, romance e desilusões amorosas, e uma maravilhosa reflexão sobre a natureza humana.

Opinião: Depois de ter lido o primeiro volume da série (ou melhor, devorado!) não consegui não comprar este segundo volume. Apesar de tudo, estas cinco estrelas são menos iluminadas que as do primeiro. O que faltou neste livro, ou melhor, o que brilhou no outro foi a descrição das facções e o acompanhamento de toda a vivência que cada um deles disponibiliza. Apesar de tudo conseguiu corresponder às expectativas tornando-se por isso digno das cinco estrelas atribuídas. 

O clima de harmonia entre facções do Divergente foi quebrado neste livro estando os protagonistas directamente envolvidos na guerra que foi anunciada entre facções. Muitas mortes, angústias e tragédias acompanham este livro. Apesar de tudo o clima de tensão é idealmente transcrito para o papel fazendo o leitor sentir verdadeiramente todas as emoções de Tris. Algumas personagens evoluem de forma a sobreviver na guerra e vemos dureza e força a surgir nas personagens mais inesperadas.

Neste livro consigo gostar ainda mais da Tris. Acho que todos os seus medos e arrependimentos pelo que fez no livro anterior tornam-na numa personagem real e plausível de ser encontrada no mundo real. Todo a sua essência neste livro baseia-se no facto dela ser Divergente, regendo-se tanto pela modéstia e generosidade dos Abnegados como pela coragem e bravura dos Intrépidos. É uma personagem que personifica em tudo uma guerreira porque, apesar de forte, também nos mostra o lado mais fraco e inocente. É capaz de tudo por quem ama e capta-nos a atenção ao ser desta forma tão genuína. O romance com Quatro torna-a menos dura. Este é testado variadas vezes neste livro mas, apesar de tudo, o amor persiste sempre e não há um segundo em que tenha duvidado que ambos se amam infinitamente. Quatro foi um dos meus personagens favoritos do primeiro volume e continuou com o encanto nesta, apesar de Tris ter sido, com certeza, a estrela do livro!

É um livro que nos traz mais revelações sobre este mundo do futuro, tão diferente do que estamos habituados actualmente. São exploradas questões como funcionamento das restantes facções assim como o papel de cada uma na sociedade. Temos resposta a muitas perguntas deixadas pelo primeiro volume, nomeadamente, sobre o envolvimento dos pais de Tris na guerra. Toda a narrativa vai arrastando o leitor de uma maneira intensa e frenética para este novo mundo, fazendo-o sentir-se parte do mesmo, apelando a todas as emoções possíveis desde alegria a dor e tristeza. É um livro que não deve ser livro de ânimo leve por abordar assuntos delicados e chocantes. As reviravoltas são muitas e a autora não tem dó em fazer os seus personagens sofrerem. Entretanto, ela não sofre mas vamos sofrendo nós!

Sem dúvida que o melhor deste livro foi a revelação final! O momento em que nos é revelado finalmente o porquê da existência das facções e que nos é dada a ligeira indicação da importância que Tris pode ter no novo mundo. Não vos quero dar spoiler mas com certeza as últimas páginas do livro deixaram-me aos pulos para ler o terceiro volume! Com certeza a autora soube como deixar os leitores com os cabelos em pé à espera do próximo volume que, já agora, se irá chamar Convergente (não gostei, sinceramente!) e tem data prevista em Portugal para Março de 2014. Se entretanto gostarem de ler em inglês, Allegiant (bem mais bonito!) já está disponível para venda desde Outubro deste ano.


Sem dúvida uma triologia que recomendo a todos, especialmente fãs da triologia Jogos da Fome. Não podem nem devem ser comparadas mas acho que os fãs de uma com certeza não ficaram indiferentes à outra.

Sem comentários:

Enviar um comentário