23/11/13

Opinião ''Duas Irmãs, Um Rei'' de Philippa Gregory

Duas Irmãs, Um Rei
Autor: Philippa Gregory
Editora: Civilização Editora
Rating no Goodreads (Geral):  4,00 estrelas
Meu Rating no Goodreads:  5 estrelas

Sinopse: Duas Irmãs, Um Rei apresenta uma mulher com uma determinação e um desejo extraordinários que viveu no coração da corte mais excitante e gloriosa da Europa e que sobreviveu ao seguir o seu próprio coração.

Quando Maria Bolena, uma rapariga inocente de catorze anos, vai para a corte, chama a atenção de Henrique VIII. Deslumbrada com o rei, Maria Bolena apaixona-se por ele e pelo seu papel crescente como rainha não oficial. Contudo, rapidamente se apercebe de que não passa de um peão nas jogadas ambiciosas da sua própria família. À medida que o interesse do rei começa a desvanecer-se, ela vê-se forçada a afastar-se e a dar lugar à sua melhor amiga e rival: a sua irmã, Ana. Então Maria sabe que tem de desafiar a sua família e o seu rei, e abraçar o seu destino. Uma história rica e cativante de amor, sexo, ambição e intriga.

Opinião: Decidi dar uma oportunidade a esta autora depois de ter ouvido bons comentários sobre a escrita dela. Confesso que nunca tinha lido nenhum romance histórico apesar de gostar bastante de livro e filmes destas épocas (por exemplo o Orgulho e Preconceito). Escolhi este como primeira leitura da autora por já ter visto e filme e ter adorado toda a história das irmãs Bolena. Apesar disso, com alguma consideração comecei a recear que ter visto o filme me estragasse a leitura. Fico feliz por vos informar que tal não aconteceu.

Primeiro de tudo a escrita de Gregory ajudou à adoração do livro visto ser tão simples e fluída e não pesada e forte como poderia ser um romance histórico desta época. Simplificando as coisas Gregory tornou este livro, apesar das 640 páginas, fácil e rápido de ler.

Nesta história conduzida pela malícia e pelo ambição a família Bolena acaba por ter duas das suas descendentes na cama do Rei. Por um lado temos Maria, a doce Maria que apenas faz o que os familiares mandam, sem ambição ou malícia, acabando por se apaixonar pelo rei tendo dois filhos dos mesmo, Catarina e Henrique. Por outro lado temos a maléfica Ana Bolena que se esconde atrás de uma personalidade dura e provocativa tendo como objectivo de vida ser Rainha. Faz ainda parte deste trio principal Jorge Bolena, o irmão ganancioso e fiel a Ana Bolena mais que tudo. 

A minha personagem preferida apesar de controversa é Ana Bolena. A sua personalidade cativou-me devido ao meu fascínio com as personagens anti-heróis. Adoro-a com toda a sua personalidade forte escondendo as fraquezas e frustrações e gosto como ela consegue encontrar estabilidade com Maria. A sua relação com o rei é cativante e faz-me pensar que ela realmente o amou mas não podia ser suave para alcançar os seus objectivos. O final da personagem, contudo, não me agradou, obviamente. Mas já o sabia e compreendo-o! 

O livro é contado pela perspectiva de Maria o que, apesar de limitar um pouco o livro, nos faz ter uma percepção mais linear dos acontecimentos. Ao início achava-a irritante na sua inocência mas à medida que ela vai evoluindo com a história, depois de ser mãe, com a evolução do seu casamento, a viuvez e o novo romance com William Stafford. O romance entre Maria e Stafford foi o que mais gostei. Felizmente estas personagens tiveram oportunidade de conhecer o verdadeiro amor apesar de todos os imprevistos com Ana Bolena e com os filhos de Maria, tudo teve grande significado para os dois. Foi um amor tão inesperado que se tornou mais belo por isso. Como fã do romance, dou nota vinte a estes dois.

Adorei todo o ambiente do livro e como este retrata fielmente essa época da história. Sempre fui fã da dinastia Tudor e por isso mesmo acho este livro cativante para todos os amantes deste tipo de história, quer em livro, quer em filmes. Foi o meu primeiro da Gregory e acreditem que não será o último. O próximo possivelmente será o primeiro da colecção Tudo, referente à história de Catarina de Aragão, nomeadamente o seu casamento com Henrique, o protagonista deste livro.

Deixo-vos por fim o trailer do filme existente baseado neste livro ressaltando que as idades dos actores não correspondem, de todo, às idades das personagens do livro.


2 comentários:

  1. Curiosamente também comecei esta saga pelo 2º, só depois é que li o "Catarina de Aragão" :p
    Philippa Gregory é extraordinária a criar romances históricos, são todos muito bons :)

    ResponderEliminar
  2. Sou mais uma que se iniciou no romance histórico sobre a história de Inglaterra com este livro. Adorei-o :) Também já li o livro da Catarina de Aragão, é um dos meus favoritos. Entretanto li outros da mesma autora, embora não pela ordem correcta, pelo que já não sei quais li e quais não... se calhar deveria um dia lê-los todos por ordem...
    Beijinho

    ResponderEliminar