02/08/13

Opinião ''Face Negra'' de Elizabete Cruz

Face Negra
Autora: Elizabete Cruz
Rating no Goodreads (Geral):  3,60 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: Esta podia ser a história de uma menina amorosa e inocente marcada pelo passado. Mas não, esta é a história de Daniela, a rapariga que sobreviveu a esse passado e se tornou naquilo que nunca pensaria ser, não olhando a meios para atingir os fins. Para tal conta com a ajuda do seu bizarro melhor amigo, que daria tudo para dormir com ela, e que é bem mais do que aparenta ser. E ainda tem Dyre, o seu primeiro amor e actual namorado, que definitivamente não a conhece.Ela julgava-se forte, perspicaz e dona do seu destino. Mas o destino provar-lhe-á que estava errada. Alguém com tantos segredos, artimanhas, rancor e maldade dentro de si não poderá ter um final feliz. E o reaparecimento de um fantasma do seu passado levá-la-á a fazer algo extremo e irremediável, fazendo-a perceber que os fins nem sempre justificam os meios.
Conheçam Daniela, a jovem e inocente estudante de Medicina, que encerra em si uma terrível face negra.
“Um dia vais acordar, e não vais ter nada além de arrependimentos.”

Opinião: Já li este livro duas vezes antes de começar a escrever a opinião. Conheço a autora e já li os restantes dois livros dela e considero que este é, com certeza, o meu favorito (até agora!). Quer por se situar na esplendida cidade do Porto, quer pelos temas que aborda ou pelas personagens que foram criadas nesta história.
Ao começar a ler este livro é-nos demonstrada uma Daniela bastante ingénua que não conhece o mundo por estar protegida do mesmo pelo orfanato que a criou com o amor que lhe conseguiu dar. Daniela tem 18 anos quando a história começa, idade na qual é obrigada a abandonar o orfanato. Todo o desenvolvimento começa na sua viagem à Noruega com a sua, na altura, melhor amiga. Podemos dizer que aí Daniela tem o seu primeiro amor e também o seu primeiro desgosto. Após estes desenvolvimentos a acção avança três anos e demonstra-nos uma Daniela completamente além da inocência que tinha antes.
É a partir daqui que a história se começa realmente a desenvolver. Tomamos consciência que, para concretizar o seu sonho de entrar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Daniela não ligou aos meios para atingir aos fins. Tornou-se stripper e mais tarde também prostituta, tudo para conseguir sustentar quer as despesas da faculdade, quer os vícios de roupa e outras bugigangas que adquiriu pelo gosto ao dinheiro. A partir deste momento vão desenrolando-se várias peripécias na vida de Daniela tal como o aparecimento de duas pessoas do seu passado: o seu primeiro amor, Dyre e a mãe que a abandonou. Os acontecimentos que se desenrolam fizeram com que eu achasse que a Daniela era um pouco desumana e fria demais porque as acções dela realmente roçaram o exagero, sendo de facto isso que a personagens demonstra. Não vos quero estragar os acontecimentos mas esperem um afastamento tremendo da Daniela de 18 anos para a Daniela de 21. Penso que ela é uma personagem que as pessoas ou vão gostar bastante ou, como eu, vão achar que ela simplesmente não tem noção que os seus actos podem ser consequências terríveis e que os meios dela para atingir os fins com certeza a deixaram de alguma forma afectada. Os momentos em que mais gostei da Daniela foram os que ela passava com Dyre ou com Margarida porque aí conseguia ver uma pontinha da Daniela doce que ela tinha sido um dia.

Agora passando à parte em que a Elizabete pode estar com certeza à espera....A minha personagem preferida do livro é, sem sombra para dúvidas, Marco! O melhor amigo de Daniela proporcionou-me momento de riso como nenhum personagem do livro o fez. Ele personifica o verdadeiro valor da amizade, não julgando Daniela pelo que ela faz mas pelo que julga é. Penso que se ele não existisse na vida dela, Daniela teria perdido completamente o rumo durante os três anos de faculdade. Sempre preocupado e pronto para tentar animar a Daniela, Marco tem uma personalidade que me agradou, fazendo-me a meio do livro torcer mais por ele que por Daniela até. Queria que ele alcançasse o final feliz e que, acima de tudo, não fosse arrastado para as complicações de Daniela. Sabia que era impossível ele não se envolver devido aos sentimentos que ele nutria por Daniela. Orgulhei-me dele pelas suas acções e por se manter fiel ao que acreditava e sabia. Gostei do seu fim! O qual não vos vou contar porque têm que descobrir por vocês mesmos. (Para quem A-DO-RA o Marco até me contive, Elizabete :p).

Outras personagens de destaque do livro são Dyre, o doce e apaixonado pela Daniela de 18 anos que conheceu e que se surpreende pelas mudanças existentes mas que mesmo assim gosta dela pelo que sabe que ela é na verdade. Margarida, a querida irmã de Daniela com Sindrome de Down que personifica a inocência de criança e o amor de irmãos. Tomás, o irmão de Daniela que apesar das confusões sabe que família é para sempre. Juliana, a primeira namorada de Marco que irá ter um papel fundamental na história (descubram porquê no livro :D)...e por aí fora. Um livro com bastantes personagens que, de uma maneira ou de outra vão dar o seu toque especial à história, envolvendo-se ou não no drama de Daniela, ajudando-a ou nem tanto.

Confesso que achei engraçado ler as descrições quer da cidade do Porto, que do contexto praxistico porque durante os quatro anos em que estive na faculdade foi essa a realidade que eu vivi. Conhecia bem a cidade e às vezes nas descrições era ''está bem, já sei!'' mas de uma maneira boa porque elas estavam perfeitamente feitas e se alguém um dia for ao Campus de S. João, à Ribeira ou ao Piolho, poderá confirmar isso. Foi engraçado ler sobre esta cidade que está já marcada em mim pelo melhor.
Aconselho vivamente este livro a todos os amantes da leitura porque fala de temas que muitas vezes são tabus como prostituição, síndrome de down, abandono...Penso que será uma boa leitura para mentes psicologicamente preparadas para encarar estes temas. Leiam e façam a autora feliz, com eu fiz (:

Sem comentários:

Enviar um comentário