29/07/13

Opinião ''Espelho Indesejado'' de Elizabete Cruz

Espelho Indesejado
Autora: Elizabete Cruz
Editora: HM Editora
Rating no Goodreads (Geral):  4,00 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: O labirinto da vida é um redemoinho de emoções em que se desenrolam muitas estórias. A de Jorge não escapa aos inelutáveis desígnios da existência. Sabe que errou: a juventude do corpo e do espírito, o excesso de álcool, acabam por fazê-lo sucumbir à doçura dos lábios de outra mulher, apesar do amor por Maria, sua namorada. Separados e negando a fatalidade inexpugnável do sentimento que ainda os alimenta, desenha-se-lhe no horizonte um novo e terrível desafio: vencer o cancro.Mas não está só. Ao seu lado terá o seu revoltado irmão gémeo Rui e D. Madalena, sua mãe, desavindos entre si, onde só o amor por Jorge representa o ténue elo de ligação que une mãe e filho.
Um enredo brilhante, que leva o leitor pelos meandros das virtudes e mistérios humanos, interrogando-nos através dos segredos mais recônditos, do espelho indesejado, que descobrimos ao longo destas páginas.


Opinião: Por conhecer a autora resolvi incluir este livro na maratona. Foi o segundo livro que decidi ler dela e, apesar de, na opinião dela, se bastante mais infantil que o primeiro, achei a história interessante. Apesar de ser um história triste, demonstra no fundo como a força do amor e das relações podem fazer alguém aguentar-se suficientemente para alcançar um desejo como conhecer um filho.
Como já devem ter-se apercebido pela sinopse, esta não é uma história fácil ou uma história com um final feliz. Além de termos o universo centrado no cancro de um dos irmãos, o Jorge, temos a gravidez de uma das personagens, além do mistério centrado na família dos gémeos que nos é proposto a mais ou menos no meio da história. Toda esta rede de histórias vai sendo construída de forma fluída e simples, levando-nos através do universo de Jorge, Rui, Maria e Marta.
Com certeza que o meu personagem favorito é o Rui, apesar de não gostar de como ele e a mãe se relacionam na história, possivelmente porque devido à relação que mantenho com a minha, achar que nunca poderia nutrir o tipo de sentimentos negativos pela minha como o Rui nutre pela dele. Desde o início do livro que comecei logo por apostar num romance entre Rui e Marta por achar que o ódio deles era mais do que isso. Não vos vou desvendar se realmente fiquei feliz com o desfecho deles ou não.
Em Jorge pressenti a força de viver! No lugar dele, sinceramente, não sei até quando teria força para aguentar as circunstâncias e para aceitar o destino sem de sentir revoltada e desiludida. Por isso mesmo, apesar de algumas crises que teve, admiro o personagem a partir do momento em que soube do veredicto do seu diagnóstico. Antes disso apenas o achava infantil por ter traído a namorada. Maria é uma personagem forte que admirei por ficar sempre do lado do namorado, mesmo precisando ela própria de cuidados dado a sua condição. Adoro a amizade de Marta e Maria e considero que elas sempre se apoiaram da maneira necessária.
Não quero nem posso desvendar muito mais do livro senão ele perderia a graça para quem o fosse explorar. Apenas posso dizer que é uma boa leitura, com certeza! Fácil e rápida, com pequenos momentos de emoção e dor mas alguns sorrisos no final.

É um livro triste devido ao seu desfecho mas no fundo um livro que demonstra que por mais difíceis que sejam as circunstâncias da vida sempre irá haver impulsos que nos farão encontrar força de viver depois de perdas e desilusões. O mundo não é perfeito e muitas vezes os mais inocentes sofrem o que não merecem mas cabe aos que sobrevivem continuar a vida a tentar ser feliz, honrando sempre aquele que perderam de modo a serem sempre recordados e nunca esquecidos. Para quem gosta de história de deixar a lágrima no canto do olho é com certeza um livro em que devem apostar....

Sem comentários:

Enviar um comentário