26/06/13

Opinião "Depois Daquela Noite" de Patrícia Keller

Depois Daquela Noite
Autora: Patrícia Keller
Editora: Chiado Editora
Rating no Goodreads (Geral):  2,00 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 2 estrelas

Sinopse: Júlia é uma moça de vinte anos, linda e inteligente. Seria como qualquer outra moça de sua idade se ela não escondesse um segredo de seu passado.

Diferente da maioria das moças, que sonham com um príncipe encantado e um casamento de contos de fada, ela não deseja se apaixonar por homem nenhum. Quando Júlia volta para a casa, após vários anos estudando em um colégio interno na Suíça, tudo o que mais deseja é reiniciar sua vida ao lado de sua família e ser feliz.
Pouco a pouco ela percebe que seus pais não se importam com ela, tampouco sua irmã mais velha, que só tem olhos para seu noivo milionário e para o casamento de seus sonhos, que está se aproximando.
Quis o destino que em uma noite um homem, como nenhum outro, cruzasse seu caminho e mudasse tudo o que Júlia julgava acreditar.
O problema é que além de apaixonante esse homem é também seu futuro cunhado.


Opinião: Sabem aquelas histórias que têm tudo para serem boas mas que depois quando o autor a põe no papel não sai exactamente como devia e acaba por deixar muito a desejar? Bem, para mim, esta foi uma dessas histórias. Eu li a sinopse e fiquei a pensar que parecia uma história interessante com drama, sensualidade e suspense. 

Qual não foi o meu espanto quando começo a ler o livro e este está pobremente escrito em ''português do Brasil'', como a maioria do povo diz. Juro-vos que nesse momento o livro perdeu credibilidade para mim. Tudo bem que as personagens estavam no Brasil mas eu não gostei de como estava escrito. Talvez porque apenas estou habituada a ler em português e todo aquele sotaque, apesar de o ouvir nas novelas, tornou-se estranho para mim. Pode ser que algumas pessoas gostem de explorar outros idiomas/dialectos, não sei!

Outra coisa que me irritou foi o facto da autora ter descrito a acção de rir como ''ahahahahaha'', como se fosse uma fala de uma personagem. Juro que a meio do livro, depois de tantos ''ahahahaha'' apetecia-me perguntar à autora se não sabia escrever ''riu-se'' em vez de descrever dessa maneira tão à rede social uma acção num livro.

Gostei da personagem principal, a Júlia, apesar de achar que a relação dela com o cunhado foi apressada e o interesse e amor surgindo de uma maneira demasiado desesperada, tornando tudo irreal. Apesar disso os últimos momentos fizeram-me gostar dos dois e odiar a família de Júlia. A sério, nunca vi família assim. Quer dizer, já vi, nos filmes e séries! Tanta futilidade, tanta falta de importância que dão à família e importância que dão ao dinheiro mete-me, sinceramente, nojo. Acho repugnante o dinheiro vir acima do amor, apesar de essa ser cada vez mais a realidade dos dias de hoje.

Devido à história, o livro teve alguns pontos positivos e, se bem desenvolvida, acredito que desse uma história fantástica. Da forma que esta escrita, apesar de proporcionar uma leitura rápida e fluída, foi um pouco uma desilusão. Existem coisa que precisavam de ser reinventadas e exploradas de outra forma. Não querendo desencorajar a autora ''A prática faz a perfeição!'', por isso, nada de desistir dos sonhos e da escrita.

3 comentários: