25/04/13

Opinião ''O Indesejado'' de Sarah Waters


O Indesejado
Autora: Sarah Waters
Editora: Editorial Bizâncio
Título Original: The Little Stranger
Rating no Goodreads (Geral):  3,46 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 2 estrelas

Sinopse: Num Verão poeirento depois da guerra, na zona rural de Warwickshire, um médico é chamado para ir ver uma doente a uma casa isolada chamada Hundreds Hall. É nea que vive a família Ayres há mais de dóis séculos. A casa de traça georgiana, outrora bela e imponente, está agora em declínio, com a alvenaria a cair, os jardins sufocados pelas ervas e o relógio do estábulo parado para sempre nas vinte para as nove. Os seus proprietários - mãe, filha e filho - tentam adaptar-se a um sociedade em mudança, e  apaziguar os seus próprios conflitos. Mas estarão os Ayres assombrados por algo mais sinistro do que um modo de vida que está a desaparecer?

Opinião: Tenha este livro para ler já a um tempinho mas depois da dificuldade de ler o ''Toque de Veludo'' da mesma autora, digamos que estava com um bocado de receio que fosse outra leitura demasiado exaustiva e demorada. Por isso o livro tem ponto positivos, é muito mais fácil de ler do que o ''Toque de Veludo'', sendo que a leitura fluí bem, não sendo difícil passar página após página. Apesar de tudo ainda foi um dos livros que mais demorei a ler, mas isso deve-se à história em si.

Bem, primeiro de tudo, ao início, enquanto ia lendo o livro eu achei-me perdida e sem perceber o que ia acontecer para fazer a história. Só me parecia estar a ler a história de uma família que morava numa casa e a quem um médico foi visitar e tornou-se seu amigo.
Depois começaram as coisas estranhas como o cão de família atacar uma criança ou um incêndio do nada e a loucura do filho mais novo. Até aqui tudo bem, exceptuando que eu não fazia a mínima ideia do que estava a acontecer (o que pode ser o objectivo, é bem verdade!)

Após o filho ter ido embora começam a acontecer mais coisas estranhas, mais uma vez inexplicáveis mas que acontecem sempre na ausência do médico e, por isso, ele julga que a família está simplesmente toda louca por viver naquela mansão isolada. O médico nunca pensa que possa ser algo do além ou presenças como Caroline, a filha, gosta de lhes chamar.

Um dos momentos que mais gostei do livro, como amante do romance, foi do romance do personagem principal com a Caroline, apesar de ele não ter corrido como esperado. E também gostei muito da personagem de Betty, não sei exactamente porquê mas simpatizei com a empregada dos Ayers.

Com  vários mistérios e algumas mortes, o livro foi-se desenrolando, deixando-nos com um final indistinto. Na minha opinião foi o médico, Faraday que provocou tudo o que aconteceu, já que as coisas só começaram a suceder depois dele aparecer, apesar de esta teoria não explicar tudo, como por exemplo a Mrs. Ayers achar que a filha Suzy estava sempre com ela.

Enfim, foi um livro confuso e o facto de não nos ser explicado realmente o que se passou deixou-me frustrada e foi por isso que lhe atribuí a pontuação que atribuí. Não que a história não fosse interessante mas eu não gosto de ficar na ignorância, digamos assim! Percebo que pode ser esse o objectivo do livro mas enfim, não aprecio. Mas se vocês gostarem, vão apreciar este livro, com certeza.

Sem comentários:

Enviar um comentário