30/03/13

Opinião ''Orgulho e Preconceito'' de Jane Austen


Orgulho e Preconceito
Autora: Jane Austen
Editora: Publicações Europa-América
Título Original: Pride and Prejudice
Rating no Goodreads (Geral): 4,23 estrelas
Meu Rating no Goodreads: 4 estrelas

Sinopse: Orgulho e Preconceito é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen.


Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo: um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe.

Esses orgulhos e preconceitos que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundas raízes no coração humano.

Uma obra intemporal.


Opinião: Confesso que o meu interesse por este livro apenas se deu pelo facto de eu ter visto o filme e ter ficado apaixonada por ele. O filme baseado neste livro é com certeza dos meu preferidos e, por essa mesma razão, decidi aventurar-me a ler o livro.
Primeiro de tudo, como adoro qualquer coisa relacionada com a época em que se passa este livro, foi uma delicia ficar a conhecer esta sociedade em primeira mão pela escrita da nossa querida Jane Austen que desde o início me fascinou pelos pormenores que dava, apesar de eu não ser grande fã de descrições.
A história em si é bonita e cativante! Como não podia deixar de ser o meu enredo favorito é Elizabeth e Mr. Darcy, logo a par com Jane e Mr. Bingley. São os dois casais que fizeram o meu coração suspirar, apesar de serem tremendamente diferentes. 
Por um lado temos Jane e o seu amado que se apaixonam à primeira dança e, apesar de todas as circunstância que se vão desenrolando, nunca conseguem realmente deixar de sentir o amor um pelo outro.  É um amor puro e simples, que nos deixa a torcer por eles e a ansiar pelo seu final feliz.
Já o romance de Eliza e Mr. Darcy desenrola-se a partir do inicial desprezo que ambos sentem um pelo outro no primeiro encontro. É um amor que se desenvolve sem que ambos queiram que tal aconteça, resultando numa negação do mesmo por ambas as partes: Darcy com certeza não sonha em casar com uma mulher de tão baixo ''nível'' e Eliza não suporta a ideia de se apaixonar por alguém que julga ser, acima de tudo, orgulhoso. No final, acaba por se tornar uma história de amor especial que com certeza me deixou a suspirar pelo Darcy. 

Considero que Mr. Darcy é o meu personagem preferido do livro. Eliza, Jane e Bingley seguem-se.
Depois temos também a irritante mas engraçada Mrs. Bennett que me deixou espantada com tanta ignorância mas que também me fez rir em determinados momentos. As irmãs Mary, Lydia e Kitty tornam a história mais viva com as suas aventuras. Acho que este livro está recheado de óptimas e bem construídas personagens, com certeza.

Gostei do envolvimento que este livro nos permite obter com a história, permitindo-me imaginar-me naquela época, com casamentos arranjados e bailes fantásticos. Confesso que este meu fascínio faz com que tivesse gostado de viver naquela época, apesar de tudo. 

Acho que a única dificuldade que tive neste livro foi o facto de o meu exemplar ser de bolso. Normalmente não noto diferença alguma entre o de bolso e o dito normal mas neste temo que esse facto me dificultou um pouco a leitura.

Foi o meu primeiro romance de Jane Austen e considero que, depois deste, quero ler o resto da obra que ela escreveu durante a sua vida. Aconselho a todos que gostem de um bom romance a lerem este livro, quer pelo prazer da leitura de um bom romance. quer pelo conhecimento adquirido sobre a sociedade da época. Dei-lhe 4 estrelas por causa da dificuldade da leitura do livro de bolso, não tanto pela história em si, que a essa sim, dava-lhe 5 estrelas.

1 comentário:

  1. Deixei-te um selo: http://awonderfulworld2.blogspot.pt/2013/03/desafio-arco-iris-cores-do-romance.html

    Depois quero ver a pilha :D

    ResponderEliminar