20/01/13

All You Need is Love: Peeta Mellark & Katniss Everdeen

Domingo é o dia da rubrica All You Need  is Love.
Depois de começar esta rubrica com uma casal da minha saga favorita, nada mais óbvio do que continua-la com um casal da que se tornou, no início do ano passado, uma saga bastante importante e especial para mim.
Sem mais demoras, o casal desta semana é...





PEETA MELLARK & KATNISS EVERDEEN


Desde o primeiro momento em que, na altura da Ceifa, se dá o primeiro contacto entre o Peeta e a Katniss soube que iria adorar os dois, mesmo que ainda não pensasse neles como sendo um casal real em termos apaixonados. Claro que ao longo do tempo, antes mesmo da primeira cena em que se compreende a profundidade dos sentimentos deles, temos percepção que Peeta teve um papel importante na vida de Katniss já que se não fosse o acto de bondade dele ela não teria conseguido alcançar a coragem necessária para superar a morte do pai e tornar-se verdadeiramente a cuidadora da sua família.
No primeiro livro desta saga estes dois personagens são seleccionados como tributos do seu distrito para o 74th Hunger Games. A partir deste momento a relação deles evolui de uma maneira intensa que me fez imediatamente apaixonar pela relação deles, que eu tanto gostava que fosse evoluindo. O primeiro momento em que eu verdadeiramente suspirei por eles foi quando o Peeta, na sua entrevista, admitiu que a rapariga por quem sempre tinha estado interessado tinha sido seleccionada com ele. Lembro-me perfeitamente que, neste momento da leitura, parei de ler com um sorriso estúpido na cara porque tinha sido simplesmente um momento tão querido da parte dele...Claro que depois disso temos a impressão de que tudo é estratégia de jogo para conquistar patrocinadores, tal como nos diz Haymitch. A partir de um certo momento a relação deles esfria e o meu coração de shipper sentiu-se triste com isso.
Quando de repente, na arena, nos é relevado que o Peeta está aliado com os ditos Profissionais foi um choque para mim mas no fundo eu não queria acreditar que o doce Peeta fosse malvado ao ponto de fingir o sentimento por Katniss para depois se mostrar insensível. Com o seguimento dos acontecimentos, chegamos  à cena em que é revelado que dois tributos podem ganhar se forem do mesmo distrito. Adoro a reacção de Katniss e foi nesse momento que eu recomecei a ter esperança neles. As cenas na gruta, depois dela o encontrar são do mais terno e bonito para quem adora romance, com o seu primeiro beijo que com certeza deixou todos os apoiantes com o coração a bater forte. No final, para quem não sabe mas quer saber, eles acabaram por sair os dois vencedores, sendo conhecidos como Star-crossed Lovers.
Apesar de todo o envolvimento, no final do primeiro livro da saga ficamos com a sensação que tudo o que aconteceu não passou de uma farsa, pelo menos para Katniss, já que para Peeta não podia ser mais verdadeiro.

(SPOILER para quem não leu os dois outros livros da Saga)

No segundo livro, durante a viagem pelos distritos Peeta e Katniss são obrigados a fingir que são de novo apaixonados, apesar de não terem tido contacto desde o final dos jogos que ganharam. Sinceramente, para todos os fãs de Peeta e Katniss acho que o início do Em Chamas é o pior momento de todos. E as coisas apenas acalmam quando é anunciado que os tributos dos 75th Hunger Games vão ser escolhidos do lote de vencedores existente. Como só existem três vencedores no distrito 12, Katniss e Peeta são novamente enviados para a arena mas, desta vez, não se preocupam em comportar-se individualmente, ficando sempre lado a lado, juntamente com alguns membros que se lhes vão juntando. O momento neste livro em que realmente é perceptível entender que Katniss tem sentimentos por Peeta é o momento em que ele morre. Ela sente-se totalmente abalada com a possibilidade dele morrer mas, felizmente, Finnick é um bom reanimador e Peeta volta para nós segundos depois da sua paragem cardíaca. 
Apesar de tudo, o segundo livro é difícil para este casal já que Katniss é resgatada da Arena mas Peeta não consegue ser salvo e é aprisionado no Capitólio. Todas as aflições de Katniss sobre Peeta mostram que este é realmente aquele de quem ela precisa e aquele que a fará feliz.
Mais tarde, quando Peeta é resgatado, descobre-se que, durante a sua estadia no Capitólio foram implementados pensamentos no seu cérebro que o levam a acreditar que Katniss é o inimigo e ele parece realmente odiar a nossa Katniss. Apesar de tudo, com grande esforço e persistência, Katniss consegue fazer renascer o Peeta que ela conhece, que a ama acima de tudo. O final é feliz para os nossos dois protagonistas, terminando a saga com a felicidade de ambos e dos seus dois filhos. Apesar dos poucos pormenores sobre a vida futura deles, conseguimos entender pela última página do livro que eles realmente são almas gémeas e perfeitos um para o outro. O seu momento final perfeito dos dois resume ao “You love me. Real or not real?" I tell him, "Real.”. Isto sim é amor! 

Apesar do Hunher Games ser mais do que casais e muito mais do que o triângulo amoroso formado por Peeta-Katniss-Gale, confesso que todos os momentos deste casal me fizeram sentir feliz durante a leitura e foram umas das coisas que adorei neste livro, pela simplicidade do casal e pelo carinho que sempre demonstraram um pelo outro. É sem dúvida um dos meus casais favoritos!

Nos filmes desta saga, Katniss Everdeen é interpretada por Jennifer Lawrence e Peeta Mellark por Josh Hutcherson.


Deixo-vos um video que me faz ficar sinceramente emocionada cada vez que o vejo. Este contém spoiler do Em Chames e do A Revolta.

Nota: Todos os vídeos, gif's e imagens apresentados são autoria de outros. Eu apenas os utilizei.

2 comentários:

  1. eu amei esse casal também, e assim que terminei de ler a saga senti que minha vida não tinha mais sentido..realmente me apaixonei por eles :)

    ResponderEliminar