03/11/12

Opinião: Despertar - Marisa Oliveira

Despertar 
Autora: Marisa Oliveira
Editora: Chiado Editora










Sinopse: “ Meu Deus! Não podia acreditar! Tinha sonhado tanto com aquele dia…e ali mesmo á sua frente…estava ele.” Assim começa “Despertar”.
Muitos de vocês poderão pensar que é mais um romance fatela, como qualquer outro!
A exceção é que é a história de Joan, não de Sofia, Teresa ou de Paula.

Joan como qualquer pessoa, apaixonou-se por Victor na adolescência, e muita coisa, senão tudo ficou por dizer.
Sem ela esperar e apesar de ser o seu sonho, reencontrou-o um belo dia.

Só havia um pequeno problema, ele estava com uma colega de trabalho de Joan, e a partir daí instala-se a confusão, ou melhor, mais ainda, se é que isso é possível.

Todas as histórias têm algo de verdadeiro…ou talvez não….nunca saberemos de verdade.

Convido, quem quiser, a ler a história de Joan.

Opinião: Chiado Editora  enviou-me gentilmente este livro para review. Ao ler a sinopse, pensei que seria um livro interessante para ler por ser o reencontro de duas pessoas mas confesso que o livro me surpreendeu por, no fundo, pelo menos para mim, ter sido muito mais que isso. Ele começa com Joan a rever o seu grande amor de adolescência Victor e, apesar de não se falarem nesse dia, isto desperta nela sentimentos que ela pensava estarem bem enterrados. 
Em parte eu pensei desde o início que Joan se sente assim, não por ainda estar tremendamente apaixonada pelo Victor mas por terem ficado bastantes questões por responder entre os dois e muitos ''se's'' na cabeça de Joan.
Com o desenrolar da história, numa linguagem simples e cativante Marisa Oliveira vai-nos guiando pela história de Joan, fazendo-nos questionar como será o desfecho da mesma.
Pessoalmente quando ela se envolve com Rodrigo, o bonito e irresistível filho dos caseiros da pequena quinta que os melhores amigos de Joan (Susana e Alex) compraram, eu torci por eles durante todo o tempo, apesar de o livro ser fixado mais profundamente nas questões por resolver com Victor.
Os episódios vão decorrendo naturalmente e com uma acção que tanto avança semanas como fica parada longamente durante um dia. Apesar de tudo, acho que isso torna o livro activo e não maçador, fazendo-me devorar cada palavra, em todos os momentos livres do meu dia até o terminar.

Falando um pouco das personagens, já que foi uma dessas personagens que me fez adorar ainda mais o livro.
Joan....Joan é...igual a mim! Acho que nunca tinha lido um livro em que sentisse que a personagem se parece tanto comigo. Para começar, o nome dela é Joan que não é assim tão diferente de Juliana (e eu ainda me ia chamar Joana antes disso)...a personalidade dela é completamente igual à minha: extrovertida mas no fundo insegura, demasiado imaginativa, hesitante...perde-se em pensamentos quando não devia, medrosa no sentido de arriscar e se deixar levar, tudo tudo. Depois, adora ler e fotografia. Juro-vos que quando li estas partes fiquei boquiaberta! Como é que uma mente como a Marisa poderia descrever alguém me fizesse identificar tanto com ela. A única diferença que encontrei é que ela é jornalista e eu estudo Farmácia mas mesmo nessa diferença temos uma semelhança: eu queria ser jornalista até ao meu nono ano. :) Como devem ter percebido já, eu adorei a Joan...já que se não a adora-se, não me adoraria a mim! E no fundo, com esta semelhança, ela ainda conseguiu ensinar-me umas coisinhas...

Susana é a típica melhor amiga que todas queremos. Sempre preocupada com Joan apesar de não saber bem o que se anda a passar, por não saber como Victor continua nos pensamentos de Joan. Engraçada e compreensiva, é a razão que dá força a Joan e isso faz-me gostar dela como personagem.

Pessoalmente nunca fiquei encantada por Victor apesar dele ser umas das personagens principais. Acho que como apenas temos mais percepção sobre ele no final, isso faz com que não nos relacionemos muito com ela, ou não fiquemos fascinadas. Pode ser que essa seja uma das estratégias de Marisa, não sei! Acho que para mim, ele nunca foi o que devia fazer a Joan feliz.

Naturalmente, Rodrigo foi a minha escolha para romance com Joan. Ele além de irresistível e totalmente adorável, fez com que Joan perde-se o seu lado de pensadora e hesitante, para dar origem a uma Joan mais descontraída. Todos os momentos dos dois deixavam-me deliciada..

Uma história de alguém que precisava de resolver assuntos do passado para finalmente despertar para o que o futuro lhe poderia proporcionar.
Deixa nos a pensar que nunca devemos deixar nada por dizer....ou essas palavras podem atormentar-nos para o resto da vida! Os ''se's'' nunca são bons companheiros!

Portanto, este livro tem tudo para agradar o público geral e mais que tudo para agradar quem quer que se pareça com as suas personagens. Nunca tinha encontrado um livro assim e foi com bastante entusiasmo que o li. É bom saber que existem escritores portugueses com a capacidade de escrever livros cativantes a este nível. Aconselho a todos os amantes da leitura. :)

1 comentário: