15/10/12

Opinião: Casamento de Conveniência de Kavita Daswani

Casamento de Conveniência
Autora: Kavita Daswani
Editora: Editorial Presença

Sinopse: Priya é a mais nova de quatro irmãs e sempre achou que seria a última a casar. Porém, quando fez vinte e quatro anos — e as suas irmãs continuavam solteiras —, não só lhe arranjaram noivo como também teve de trocar Deli por Los Angeles. Ciente das suas novas obrigações, Priya esforça-se por ser uma boa esposa e uma dona de casa dedicada, mas essa rotina é interrompida no dia em que a sogra lhe sugere que procure um emprego «simples e discreto». Priya acaba por conseguir o lugar de recepcionista numa revista hollywoodesca, e em breve torna-se uma repórter de sucesso. Sabendo que a sua família jamais aprovará esta nova situação, até quando conseguirá ela manter esta farsa? E será o amor suficientemente forte e verdadeiro para resistir a tantos abalos?




Opinião: Recebi este livro devido a um passatempo da Editorial Presença. De todos os outros disponíveis, escolhi-o porque achei que a sinopse era interessante, quer pela história que me pareceu engraçada, quer por ser sobre uma cultura diferente e que eu achei interessante para ser aprofundada de modo cómico e divertido.
O livro começa com o casamento de Priya, personagem principal do livro e narradora do mesmo, já que é escrito na primeira pessoa, e Sanjay, o seu belo e simples noivo indiano. Como Sanjay vive em Los Angeles, Priya é obrigada a mudar-se lá, deixando as suas três irmãs, os seus pais e avó em Deli, para viver junto com o marido, os sogros e a cunhada.

À primeira vista fiquei encantada com Sanjay porque ele parecia o marido ideal para Priya e até mesmo ela própria menciona ter sentindo amor por ele no seu primeiro encontro, ou seja, durante o noivado de ambos. Porque casamento de conveniência neste caso significa mais casamento arranjado que outra definição qualquer o que faz com que os noivos não se tenham conhecido até ao dia do noivado. 
Odiei a sogra de Priya por fazer dela uma escrava....ela é a nora, não é uma empregada domestica. Fiquei furiosa quando até o carteiro achou que Priya era uma empregada. A única coisa que mãe de Sanjay fez de correcto foi pedir a Priya para arranjar um emprego já que esta foi a única felicidade que ela encontrou na ida para LA.
Em relação a Malini, a irmã mais nova de Sanjay, acho-a bastante fútil e o facto de ela chantagear e denunciar Priya para a família não ajudou em nada a conquistar a minha simpatia pela parte desta menina.

Adoro a maneira como Priya consegue evoluir no emprego e mostrar-se capaz de ser bem sucedida apesar de nunca ter trabalhado nem ter experiência para tal. De secretária a jornalista e depois a produtora de tv, vai evoluindo, mostrando-nos que às vezes as pessoas só precisam de uma oportunidade para mostrarem o quão boas são em algo. Não gostei de Priya ter sido obrigada a mentir mas no fundo compreendo que ela apenas o fez para conseguir seguir o seu sonho que, de outra forma, não conseguia ser alcançável.

Quando ao final, gosto do desfecho que é dado a todas as personagens apesar de ser um pouco ''Final Feliz'' mas enfim....eu gosto de finais felizes. :)

Gosto como a narrativa vai dando saltos, contando factos passados, características e momentos das pessoas ao mesmo tempo que vai descrevendo a narrativa actual. Achei inovador e inteligente já que nos vai prendendo a atenção que tem que ser redobrava para entendermos do que se está a falar.

Pessoalmente o livro cativou-me desde a primeira página e, sendo pequeno, foi fácil e rápido de ler. Adorei a narrativa na primeira pessoa e por algum motivo fez-me lembrar a escrita de Sophie Kinsella em Louca por Compras (outro livro que adoro!) e acho que foi isso também que me motivou a ler este livro. 
É um livro que recomendo para descomprimir e um livro que pode ser divertido de ler para quem quer entender um pouco de cultura indiana de forma divertida ou para quem já a conhece mas gosta de ler um bom livro. Livro recomendado para todos os amantes da leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário