30/12/12

Quiz

Encontrei este questionário no blog da Catarina, o Páginas Encadernadas e decidi que seria um post divertido a fazer :)

Eu sou: Alguém me pode explicar o que é suposto responder nesta pergunta? Eu sou...eu sou...uma rapariga, semi-adulta que tanto pode ser divertida como rabugenta, engraçada como carrancuda. Que é hilariante em determinados momentos mas que é teimosa que às vezes tira as pessoas do sério. Confusa que deixa todos confusos, além de ficar facilmente confundida. Esperta e dedicada. Um bocadinho maníaca pela perfeição. Valorizadora das amizades e acima de tudo verdadeira. Enfim, eu sou eu, com os meus defeitos e qualidades :)

Eu quero ser: Se falar em termos profissionais, irei ser, futuramente, técnica de farmácia *-* de resto, apenas quero ser feliz, plenamente feliz.

Minha casa: É o lugar onde me sinto feliz e onde tenho as pessoas que sei que nunca me vão abandonar, não importa o que aconteça.

Eu encano com: Falsidade. Odeio pessoas falsas e que usam as pessoas para atingir fins.

E acredito em: Superstições....e coisas sobrenaturais :D

Tenho medo de: Medo e nojo de centopeias. 

Acho graça às: saídas com os meus amigos :)

Choro com: Todos os filmes que vejo que tenham a mínima cena fofinha. Sou uma chorona.

Não vivo sem: Telemóvel

Tenho mania de: Estalar os dedos.

Meus três melhores amigos são: Eles sabem quem são...os BFF's Elizabete, Egídio e Vítor :D

Eu tenho como heróis: A minha mãe, sem dúvida alguma :)

Meu personagem de livro favorito: A sério que vocês acham possível escolher só um? Eles são milhões e milhões...

O amor é: O que toda a gente espera encontrar no mundo.

Meu livro de cabeceira: A cidade dos ossos de Cassandra Clare.

O livro que eu não emprestaria nem sobre juramento de morte: Oh, eu só empresto livros a pessoas de confiança, então, não tenho problema em emprestar nenhuma. Mas acho que um que me custaria emprestar é o Harry Potter e o Cálice de Fogo porque, caso ficasse perdido, teria muita pena porque ele já teve bastante uso nas minhas mãos :)

Meu sapato favorito é: Sapatilhas, com certeza :D

Na minha estante não falta: Livros e Marcadores.

Meu autor preferido: Vou ter que dizer a Cecelia Ahern :) apesar de ter muitos outros que ocupam o meu coração.

Um livro que me fez chorar: P.S - Eu amo-te de Cecelia Ahern

Aquela música que acompanha perfeitamente um livro em um dia de chuva: Oh, não sei '-' mas sei que, se ler um livro a ouvir uma certa música, essa música vai marcar o livro e lembrar-me sempre dele cada vez que ouvir a música...já me aconteceram algumas vezes...

As pessoas acham que: sou muito viciada em ler :D

Eu me sinto livre: sempre que começo a ler um livro e mergulho nele.

Rezo por/para: ser feliz :)

Meu ponto fraco: possivelmente a minha teimosia e o facto de ser muito afectada pelo que os outros dizem e acham...

No chuveiro eu canto: As músicas que vão dando no meu telemóvel enquanto tomo banho xD

De madrugada, eu: Normalmente durmo.

Eu tenho a ilusão de: Ter uma casa, uma família e uma grande biblioteca *-*

DIA 34: 45 Day Book Challenge

Bom dia a todos neste penúltimo dia de 2012! 
O tema de hoje deu-me alguns aflições especialmente porque parecia que eu não me lembrava de nenhuma personagem secundária que me tivesse marcado. Imaginem...ao pensar num livro, imediatamente eu lembrava-me das personagens principais mas quando tentava pensar em alguma secundária que me tivesse marcado de alguma forma, não conseguia! Lutei contra isso até finalmente encontra alguma que foi, finalmente, a escolhida. 
Na verdade, são as escolhidas porque são quatro personagens. E o tema é, como já devem ter percepcionado Personagem literária secundária que merecia um livro só dela.


Sem mais demoras a minha escolha é...



The Marauders de Harry Potter



James Potter, conhecido como Prongs. Sirius Black conhecido como Padfoot. Remus Lupin conhecido como Moony. Peter Pettygrew conhecido como Wormtail. Estes foram os quatro personagens que acho que mereciam um livro só para eles, nomeadamente contando a sua passagem por Hogwarts. Claro que, alé destes teria que existir uma Lily Evans e várias namoradas que aposto que o Sirius teve :D Acho que adoraria ler um livro assim...



E pronto, foi a escolha simples mas acertada :D

28/12/12

DIA 33: 45 Day Book Challenge

Boa tarde :D
O tema de hoje é deveras interessante para uma apreciadores das personagens masculinos dos livros. O tema Personagem literária com a qual terias “one-night stand” não foi um tema que me desse muito trabalho a descodificar apesar de à última hora ter ficado um pouco confusa e, por isso mesmo, escolhi dois em vez de um personagem. Eu não sou muito menina de ''one-night stand'' mas, com os meninos que escolhi, possivelmente eu mudaria de opinião num instante.

Então o primeiro e a escolha que veio logo à minha cabeça é...

DAMON SALVATORE de Diários de Vampiro


Porque? Porque ele para além de lindo e sedutor , é o oposto de mim! Ele é perigoso, eu não arrisco muito. Então, ao ter uma ''one-night stand'' com ele poderia soltar o meu lado mais descontraído e rebelde. Daí ter escolhido o Damon, de modo a despontar em mim reacções e atitudes que podem estar escondidas no meu ser. Acho que ele iria ser uma boa experiência....além disso, o Ian, que é lindo, contribuiu um pouco para esta minha escolha.

A segunda opção foi escolhida depois de ter acabado recentemente o livro. O menino é....

JACE WAYLAND de Cidade dos Ossos


Porque o lado mais maroto e provocante do Jace com certeza me conquistaria e levaria para maus caminho. Acho os sorrisos dele especiais e, como apesar de tudo não me vejo numa relação séria com ele, inclui-o nesta categoria. Não me julguem mas ficaria deliciada com ele, sem dúvida...

E pronto, são estes os escolhidos.
O que acharam? Concordam? Discordam? :D

Top 5 do Visão Periférica

Hoje trago-vos os top's dos três temas principais do blog: livros, séries e filmes.
Durante este ano que passou li 25 livros, vi alguns séries e montes de filmes. Confesso que não consigo lembrar-me de todos os filmes que vi mas o objectivo do top é referenciar os inesquecíveis  por isso, não importa lembrar todos.
Começando pelos livros! Acho que dos três temas do blog foi o mais fácil de concretizar porque durante o ano houveram aqueles livros que adorei do fundo do coração e que tenho que incluir neste top. O top não é exactamente por ordem apesar de, dentro deles também haver alguns dos quais eu gosto mais que outros.

JOGOS DA FOME de Suzanne Collins
Comprei este livro logo no início do ano e desde o momento em que lhe peguei, não consegui largar. A história é tão envolvente que me deixou desde com a lágrima no canto do olho, passando por com um sorriso estúpido até totalmente aterrorizada e com os nervos em franja. Enfim, a história de Katniss e Peeta manteve-me agarrada até ao final. Há algum tempo que não sentia tal necessidade de ler com um livro.
Podem ler mais sobre o livro aqui.
CÓDIGO DA VINCI de Dan Brown
Este livro foi-me recomendado por várias pessoas e confesso que, depois de as ouvir falar tão bem deste livro, não me senti desapontada. Gostei do fio da história, dos mistérios por detrás dela e das curiosidades que foram sendo demonstradas. Acreditem que enquanto lia o livro, esquecia-me que aquilo era um romance e dava por mim a achar que era a realidade, de tão envolvente que era. Sem dúvida um dos favoritos deste ano.
Podem ler mais sobre o livro aqui.

O LIVRO DO AMANHÃ de Cecelia Ahern
E porque não podia faltar um livro da minha querida Cecelia, aqui está ele. Dos dois que li, com certeza este foi um dos meus favoritos, quer pela sua lição quer pela maneira envolvente que nos vai guiando na história, deixando-nos curiosos sobre o que irá acontecer a seguir. Fugindo um pouco do romance, Cecelia entra um pouco no mistério com este livro e, sinceramente, gostei bastante.
Podem ler mais sobre o livro aqui.

O CIRURGIÃO de Tess Gerritsen
Oficialmente o meu primeiro policial. Gostei muito e senti-me envolvida pela história. Infelizmente foi o primeiro e único até agora. Espero que 2013 me dê força para continuar a ler policiais já que este, com Jane Rizzoli e os seus casos macabros tornou-se simplesmente inesquecível. Com certeza um dos meus favoritos por ser diferente do que estou habituada a ler.
Podem ler mais sobre o livro aqui.
CIDADE DOS OSSOS de Cassandra Clare
Apesar de ter referido que ao início foi uma leitura difícil de assimilar, com o seguimento da história e, especialmente, o seu final, tornou-se um dos livros favoritos do ano. A história envolvendo monstros, vampiros, lobisomens, bruxas fascinou-se já que eu sou um bocado fanática pelo sobrenatural. Jace, Clary, Alec, Isabelle e Simon conseguiram envolver-me no seu universo paralelo e, por isso mesmo, encontra-se na minha lista de favoritos.
Podem ver mais sobre o livro aqui.



Passando para as séries, a seguir aos livros, foi o top mais fácil de concretizar apesar de as séries a ver serem ainda algumas.

PRETTY LITTLE LIARS
A série das minhas queridas mentirosas ocupa um lugar muito especial no meu top. Posso com certeza dizer que é a minha favorita. Com todo o seu enredo e mistério, esta série torna-se viciante, fazendo-nos ter mil e uma teorias sobre quem será o quê. Cada episódio surpreende e deixa a esperar o próximo e existem episódio que simplesmente nos deixam estupefactas, sem saber direito como agir. A minha doce Spencer com o seu romance com o Toby e com toda a sua inteligência é uma das razões principais para adorar esta série.
Podem ver notícias de PLL aqui e o promo do episódio 1x01 aqui.

GLEE
Esta série sempre me agradou, quer por marcar pela diferença, dando ênfase aos underdogs em vez de ser uma daquelas séries que só fala dos populares com quem eu, uma simples jovem adulta, não me consigo relacionar de maneira nenhuma...Além deste facto, também gosto muito porque sou uma autentica viciada em música e adoro as covers que eles fazem. Passo dias só a ouvir músicas de Glee, acreditem!
Podem ver opiniões aqui e o promo do primeiro episódio aqui.

THE VAMPIRE DIARIES
Esta série tem evoluído na minha consideração, especialmente desde que a Elena se tornou vampira. Não que eu veja a série pela Elena....tenho outros personagens como Caroline e Tyler de quem gosto muito mais mas...apesar de tudo, gosto muito da série e da história que vai evoluindo na mesma. Gosto das surpresas e é com certeza a série que mais me fez chorar com mortes até hoje.
Podem ver opiniões da série aqui e o promo do primeiro episódio aqui.
UMA FAMÍLIA MUITO MODERNA
Não é que siga esta série direitinha mas cada vez que vejo um episódio na FoxLife a-do-ro. Estou a ganhar coragem para a colocar na minha lista de series a seguir...só que tenho imensas, então, contento-me em ver alguns episódios e em divertir-me com esta família tão peculiar mas unida. É uma das séries de comédia que mais gosto e é com certeza merecedora do título de ''Melhor série de comédia''.
Podem ver o promo do primeiro episódio aqui.

ONCE UPON A TIME
Desde o momento em que vi o primeiro episódio desta série fiquei simplesmente agarrada. Eu adoro filmes da Disney e adoro as princesas então esta série é simplesmente perfeita para mim. Todo o enredo e a forma como vão sendo contadas as histórias é perfeita. Acho que é uma série bem construída e sem dúvida capaz de conquistar qualquer pessoa que goste um pouco de histórias de encantar.
Podem ver opiniões sobre a série aqui e o promo do primeiro episódio aqui.



E o mais difícil para mim dos tops é o dos filmes. Isto porque eu este ano vi mil e quinhentos filmes e é complicado escolher só cinco mas vou tentar.

JOGOS DA FOME
Como não deixar de ser, o filme de um dos meus livros favoritos tinha que estar neste top. Isto porque o filme foi muito bem adaptado. Do casting não posso dizer nada porque, quando li o livro já sabia quais eram os actores que iam ser as personagens, por isso, não perdi tempo a imagina-los de outra maneira. Todo o filme mostra o ambiente de tensão do livro e acho que foi bem conseguido. Com certeza merecedor de estar nesta lista.
Podem ver o trailer aqui.

ENTRELAÇADOS
O primeiro filme da Disney em muitos anos que me fez recordar os filmes das minhas princesas favoritas apesar de no fundo a Rapunzel não ser como nenhuma das princesas dos outros filmes. Senti finalmente que a Disney estava de volta com este filme, com a sua história envolvente e com a lição que todo o filme envolve. Fez-me voltar a ser criança e adorei isso nele.
Podem ver o trailer aqui.

PURO AÇO
Já me tinham falado desse filme por isso, quando o fui ver, fui com altas expectativas. Felizmente não fui desapontada. Com o nosso querido Hugh Jackman este filme é envolvente, fez-me sofrer com as batalhas perdidas e fez-me torcer por eles de um jeito intenso. Aconselho a verem, apesar de fazer mal ao coração em alguns momentos. É sem dúvida um dos filmes memoráveis deste ano.
Podem ver o trailer aqui.

ORGULHO E PRECONCEITO
Bem, confesso que este ano devo ter visto este filme umas vinte vezes. Dos meus filmes favoritos de sempre, adoro a história, o elenco, o ambiente...sou um bocadinho suspeita de falar sobre este filme já que eu sempre adorei filmes que falam dessa época. Acho que viveria bem no tempo a Elizabeth Bennett, apesar de tudo. Enfim, adoro-o e aconselho a toda a gente.
Podem ver o trailer aqui.

BURLESQUE
Um filme que envolve dança e música? Com certeza um dos meus favoritos, não fosse pela presença da bonita Christina Aguilera. Simplesmente adorei o filme pela história, pelos personagens, por tudo. Adoro como a história se vai desenvolvendo e adoro ver a personagem principal alcançar o sucesso. Uma história completa cheia de coisas que eu adoro.
Podem ver o trailer e a opinião do filme aqui




Que acharam dos meus tops? :)

27/12/12

DIA 32: 45 Day Book Challenge

Boa tarde a todos vocês :D
Hoje o tema  é bastante interessante para mim que gosta sempre de apreciar os personagens masculinos de cada livro que vou lendo. O tema é Personagem literária com a qual terias uma relação amorosa estável. Depois de pensar um pouquinho a escolha surgiu no meu pensamento de uma forma óbvia, sem deixar sombra para dúvidas e acho que, quem me conhecer ligeiramente, já deve estar a adivinhar quem será essa minha escolha. 
Sem mais demoras, aqui está ele:

RON WEASLEY de Harry Potter
Quem não gostaria de ter este adorável, engraçado e amoroso ruivo como namorado? O Ron sempre foi um dos meus personagens favoritos, sendo que eu gosto mais dele que do próprio Harry. Sempre achei que o lado todo desengonçado e brincalhão dele me conquistaria imediatamente, tal como o fez através das páginas dos livros. E a relação que ele tem com a Hermione sempre me fez inveja por ser um amor puro e bonito que foi florescendo ao longo dos anos, sem pressas. E como invejo essa relação e adoro este menino, não me importava nada de estar no lugar da Hermione e ficar com ele. Além de que ter filhos ruivos deve ser uma coisa notoriamente adorável...

Por tudo isto, foi a escolha mais óbvia e simples! E não me venhas dizer que ele não é de sonho porque eu não acredito! :)

Book to Movie Challenge


Através da minha querida Elizabete Cruz do Por cá, fala-se disto! tomei conhecimento deste desafio. Decidi então não a deixar sozinha e participar também já que achei que este é, sem dúvida, um desafio muito engraçado. Este desafio consiste em ler livros que tenham, posteriormente, a sua história transportada para o grande ecrã. O desafio é proposto pelo blogue Doing Dewey.

Como podem ver o desafio tem vários níveis e, para não ser fraquinha, escolhi o Movie Aficionado que consiste em ler 12 livros em 2013 e consequentemente ver os seus filmes.

E sem mais demoras, aqui estão os felizes contemplados:

1. Nómada - Stephenie Meyer
2. Em Chamas - Suzanne Collins
3. A Cidade dos Ossos - Cassandra Clare
4. Um homem de sorte - Nicholas Sparks
5. A Mulher do Viajante do Tempo - Audrey Niffenegger
6. P.S- Eu amo-te - Cecelia Ahern
7. Ensaio sobre a Cegueira - José Saramago
8. Orgulho e Preconceito - Jane Austen
9. Os Homens que Odeiam as Mulheres - Stieg Larsson
10. Julie & Julia - Julie Powell
11. Na sua pele - Jennifer Weiner 
12. Percy Jackson e o Mar dos Mortos - Rick Riordan

Alguns livros já li, outros já vi o filme....apesar de tudo estou contente com as minhas escolhas e acho que vai ser um desafio interessante. E vocês? O que acham das minhas escolhas?

Se, tal como eu, ficarem interessados neste desafio podem inscrever-se aqui.

26/12/12

DIA 31: 45 Day Book Challenge

Boa noite :)
Mais um dia de desafio, desta vez com o tema que para mim foi um pouco complicado de descodificar. No final, acabei por escolher a Personagem literária que nunca devia ter sido criada mais com base numa série do que propriamente no livro mas, como ela existe no livro e não na série, acho que a decisão é válida.
Sem mais demoras a minha escolha é...

MEREDITH SULEZ de Diários de um Vampiro

Para quem nunca leu os livros esta personagens é a melhor amiga de Elena e de Bonnie que, a meu ver, foi substituída na perfeição por Caroline na série. Como eu comecei por ver a série The Vampire Diaries e adoro-a, ao ler os livros nos quais a série foi baseada senti que a Meredith não devia ter existido e que se nos livros, tal como na série, a Caroline fizesse o papel de melhor amiga ficaria muito melhor. Bem, pode-se dizer que a influência da série fez com que não sentisse necessidade da existência de Meredith e ainda que não gostasse dela por estar a ''ocupar'' o lugar que, a meu ver, pertence a Caroline.
Como a personagem não existe na série, não tenho foto para colocar dela!

E está feito o dia 31 :)
Venha o 32 :D

Opinião ''A Cidade dos Ossos'' de Cassandra Clare

A Cidade dos Ossos
Autor: Cassandra Clare
Colecção: Caçadores de Sombras
Editora: Planeta Manuscrito (Grupo Planeta)

Sinopse: No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se aos dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…



Opinião: Confesso que inicialmente não fiquei tão fascinada como esperava com este livro. Esperava que fosse acontecer como com o Hunger Games, que lhe peguei a não consegui largar até acabar. Com o A Cidade dos Ossos a leitura foi menos intensa e mais súbtil, apesar de estar a gostar da história e de conhecer as personagens e o mundo por detrás da simples cidade de Nova Iorque, somente nas últimas 100 páginas o livro me agarrou de uma maneira que aí sim, só o consegui soltar quando já tinha chegado à última página. Sinceramente, estava com medo que esta colecção me desapontasse depois de tanto tempo a querer lê-la mas felizmente, com o final que teve, deixou-me bastante agarrada e entusiasmada para ler os próximos livros.
Então, todo o mundo dos Caçadores de Sombras, dos Habitantes do mundo-à-parte e dos demónios deixou-me fascinada. Acho que foi realmente um universo bem construído, conjugando todos os mistérios sobre os quais já tínhamos ouvido falar mas acrescentando-lhes um toque de magia com os Caçadores de Sombras.
Gostei da acção começar logo na primeira página, mostrando logo o momento em que a Clary conseguiu ver os Caçadores de Sombras e de apenas nos dar um pequeno cheirinho da sua vida antes da aventura, com o seu amigo Simon.

Pessoalmente eu gostei da Clary. Acho que apesar de tudo ela é valente e tem o espirito de um Caçadora de Sombras dentro de ela, como não podia deixar de ser. Senti orgulho nela por ela dar valor às pessoas acima de tudo. Gosto da relação dela com o Simon, apesar de ter um pouco de pena dele em alguns momentos. Adoro que ela ame a mãe acima de tudo. E a relação dela com o Jace....bem, não tenho assim palavras para descrever o quão adoráveis eu os acho.

Jace é um dos meus personagens favoritos do livro, não pudesse ser de outra maneira. O seu jeito sarcástico e charmoso é capaz de conquistar qualquer uma, até mesmo nas páginas de um livro. É sem dúvida um rapaz que gostava de conhecer. Adoro o lado mais suave que ele mostra a Clary e a maneira como ele se preocupa com ela acima de tudo. Enfim, não me importava de ter um Jace só para mim...



Alec
....desde o primeiro momento desconfiei que ele iria revelar-se ser o que é. Tal como Clary, consegui ver através dele e descodifica-lo um pouco mais do que Jace fez. Tive momentos em que o odiei por atacar Clary mas no fundo consigo entender os seus motivos. No final, adoro a relação que surgiu com tudo o que aconteceu entre ele e Clary. Quando à sua irmã, Isabelle, no fundo gostava que ela tivesse brilhado um pouco mais no livro porque acho que apenas conhecemos a parte superficial dela, não chegando a alcançar a profundidade excepto num último momento entre ela e Clary. Apesar de tudo, conseguimos sem dúvida entender ao longo do livro que ela ama Alec acima de tudo  e seria capaz de tudo para protege-lo.

E passando ao nosso mundi preferido...Simon. Pessoalmente achei Simon adorável, especialmente a maneira como ele conseguiu absorver toda aquela informação sem vacilar, por Clary. Acho que se alguém me contasse tudo o que lhe contaram a ele, pelo menos ao início, eu acharia que essa pessoa tinha enlouquecido. Mas ele não, por Clary ele acreditou e confiou nela . Ao longo do livro vou adorando-o mais e, se não poder ter um Jace, posso ter um Simon? :)

Confesso que os últimos acontecimentos me deixaram surpreendida. Há medida que eu ia lendo, especialmente as últimas 100 páginas e as peças se iam juntando todas, dei por mim a falar sozinha e a exclamar ''Não pode ser! Não pode ser!''. Foi realmente um final surpreendente que aposto que deixou muitos dos fãs de Clace ou Jary (não sei como se chamam ainda os fãs de Jace/Clary) transtornados e verdadeiramente espantados. Não vos vou dizer o que acontece porque não quero estragar-vos a leitura mas desde já vos aviso para estarem preparados para um final surpreendente...eu não estava nada preparada, apesar de uma das revelações ter sido óbvia para mim desde o início, a segundo foi como um murro nos estômago para mim, fez-me ficar sem ar, quase! Por isso, ao lerem este livro, vão já com o espírito aberto, bastante aberto.
Apesar do início não me ter entusiasmado tanto quanto esperava, este livro conseguiu conquistar-me e por isso recomendo a todos a começarem imediatamente a ler esta colecção. É fantástica! Ou pelo menos começa fantasticamente com este livro :D

O filme deste livro sai em Agosto de 2013. Deixo-vos o trailer para terem uma ideia de como é fantástico :)

25/12/12

DIA 30: 45 Day Book Challenge

Boa tarde de Natal para todos vocês!
Hoje temos um tema bastante especial que eu acho que se aplica bem ao Natal: Personagem literária que admiras.
No fundo, acho que tenho bastantes personagens que admiro mas no fundo tive que escolher uma que para mim, teve bastante coragem e conseguiu, mesmo no sofrimento, pensar nas pessoas que eram importantes para si do que nele próprio. Sem mais demoras, a personagem é...

GERRY KENNEDY de P.S. - Eu amo-te
A história deste livro sempre me fascinou pelo facto deste personagem, mesmo nos seus ultimos momentos de sofrimento ter tido a coragem de pensar no futuro de Holly, na medida em que ele encontrou uma maneira de fazer com que para ela fosse mais fácil ultrapassar a morte dele. Acho simplesmente que ele é um homem de coragem e, apesar de, no fundo, só o conhecermos depois dele ter morrido, sempre o admirei e iria admirar. Por isso mesmo, escolhi-o para ser a resposta a este tema. No filme, ser protagonizado por Gerard Butler ajudou também a fazer-me simpatizar e admirar ainda mais este personagem.

Por hoje é tudo...
Até amanhã :)

Entrevista Elizabete Cruz

No Visão Periférica vimos hoje, dia de Natal, trazer-vos uma entrevista de uma autora nacional. O nome dela é Elizabete Cruz, tem 20 anos e é de Viana do Castelo. Actualmente frequenta o terceiro ano de Radiologia, dedicando também bastante do seu tempo à escrita e leitura. Tem dois livros publicados: ''Espelho Indesejado'' e ''O Homem que Amada Demais''. Se quiserem conhecê-la melhor, recomendo-vos a continuação da leitura.

Fale-nos um pouco sobre si.

Esta é sempre a pergunta mais difícil. Bem, sou uma jovem de 20 anos, que gosta de ler e acha que sabe escrever. Também costumo achar que tenho piada, mas julgar isso já fica ao critério de cada um. Enfim, sou uma pessoa vulgar, com defeitos e manias insuportáveis, mas no entanto gosto de mim assim. Gosto de ser má, gosto de irritar as pessoas, gosto de ser anti-social. Resumindo, acho que sou uma pessoa horrível, mas continuo a gostar de mim na mesma. Acho que “ser estranho que mora neste planeta porque não o querem em mais sítio nenhum” é uma boa definição para mim.

Como começou o gosto pela leitura? E pela escrita?
A minha mãe sempre me comprou os livros da Anita. Penso que ela gostava mais deles do que eu! Mas foi assim que tudo começou: quando ela me dava, eu lia-os mal chegava a casa, e depois relia e relia. Fazia até concursos com a minha prima para ver quem conseguia ler mais! Ainda hoje guardo essa colecção com carinho.
Quanto à escrita, bem, lembro-me que diziam que eu escrevia na escola primária. Não sei o que significa “escrever bem na escola primária”, porque decerto eu deveria saber fazer pouco mais que juntar as letras. Mas o ego lá me perseguiu, e fui acreditando que até sabia escrever, e então fui escrevendo uns textinhos, umas historinhas, e mostrando às pessoas, e elas até gostavam! E pronto, foi daí que me envolvi a sério na escrita e no gosto por ela.

Sabe-nos dizer qual foi o primeiro livro que leu?
Bem, li quase todos da Anita, e li muitos, muitos da colecção “Uma Aventura” (penso que ainda hoje devo ser recordista no que toca a requisições na biblioteca da minha antiga escola). Esses foram os primeiros, seguindo-se depois a saga Harry Potter. Só depois entrei nos livros mais adultos.

Consegue dizer-nos alguns dos autores que a inspiram actualmente?
Há muitos autores que leio e que adorava conseguir “imitar”. Um deles é, com certeza, a rainha do crime, Agatha Christie. E não se trata propriamente de inspiração, porque eu não sei escrever policiais, é mais uma inveja. Na realidade, penso que não leio praticamente nada do género que livros que escrevo, o que é um bocado estranho. Portanto, acho que nenhum autor me inspira a escrever.

 Em 2010 publicou o seu primeiro livro “Espelho Indesejado”. Qual foi a sensação?
Naquela altura, eu não acreditava muito em mim. Escrevia, e sonhava que um dia conseguiria editar. Nunca pensei que realmente o fosse conseguir! Então quando esse livro me chegou às mãos, era o meu bebé, o meu primeiro. Senti-me mesmo uma mãe para com ele, só me conseguia babar e orgulhar quando o via.

Depois de escrever o primeiro livro e o ter publicado, sentiu logo ânsia de escrever o segundo e continuar com a escrita na sua vida? Sentiu que a publicação do primeiro a motivou para o futuro?
Sim, eu comecei imediatamente a escrever um segundo livro, que não foi segundo nenhum. Sabem, o meu cérebro é muito complicado, então põe histórias em cima de histórias, e a seguinte é sempre melhor que a anterior, então é complicado de se gerir. Esse segundo livro acabou por não ser acabado, porque comecei outro. Mas sem dúvida que o primeiro, e as palavras sobre ele, me incentivaram a continuar.

Fale-nos um pouco do seu segundo livro. O que gosta mais sobre ele?
O segundo livro foi uma aventura, e um risco. Foi uma aventura porque quis falar sobre coisas que não conhecia, e que me obrigaram a pesquisar. Foi um risco porque não fazia ideia se as pessoas gostariam da temática, e se encarariam bem os acontecimentos. É um livro violento, que pode desagradar às pessoas. No entanto, gosto dele porque faz absolutamente o meu género, para além de que fala de assuntos que me interessam. As personagens são também outro pormenor que quase me apaixona: adoro-as, cada uma delas, sejam elas boazinhas ou más como o Diabo.

Considera os seus dois livros publicados um sucesso atingido?
Foram um sucesso para mim. Nunca liguei muito a essas coisas da fama, nunca quis ser conhecida, sempre preferi estar no anonimato. Recebi muitas críticas positivas, e sei que a maioria das pessoas gostou, e penso que isso é sucesso suficiente para mim

 Sei que está a escrever o terceiro livro, já tendo revelado o título e as personagens principais. Como surgiu a inspiração para ele? E quando está previsto ser publicado?
Este livro é um misto de muitas coisas. Primeiro, é um ponto de viragem nas minhas histórias, pois estas personagens não sofrem as maldades que as outras sofreram. Neste livro vou-me aventurar a falar de amor, na sua forma mais complicada. Penso que a inspiração surgiu nas personagens (elas foram criadas antes da história), e estas foram inspiradas nas pessoas que vejo no meu dia-a-dia.
Não faço ideia de quando será publicado. Penso que não será em 2013 que isso vai acontecer, pois a altura não é muito favorável. Mas só o tempo o dirá,
(Se quiserem informações sobre as personagens deste novo livro, podem vê-las aqui)

Se fosse possível, veria algum dos seus livros transportado para o grande ecrã? E qual dos três escolheria, se só pudesse escolher um?
      Escolhia o “O Homem Que Amava Demais”. É um livro que se pode enquadrar na ficção científica, apesar de ter um bocado de terror lá pelo meio, e por isso seria suficiente para uns belos efeitos especiais durante o filme. Para além disso, adoraria ver o Dean e o Henry no grande ecrã, já que são personagens cuja mente não foi fácil de formular. 
     
      Tanto quanto sei é dona de um blog. Como surgiu a ideia de o criar? E porque mudou o nome para Por cá, fala-se disto!?
O blog surgiu inicialmente para promover os meus livros e os meus textos. Não foi grande aposta, porque ninguém o lia, e eu nem sempre tinha coisas para postar. No início chamava-se “Quem conta um conta”, que era um título que fazia sentido. Quando me fartei de não ter nada para escrever, optei por escrever sobre os livros que lia, e então mudei o nome para “Por cá, fala-se disto!”. E porquê? Porque falar está-me no sangue, e já que às vezes a minha voz se torna irritante, falo pelo blog!

Recentemente incluiu no seu blog opiniões de séries. Como surgiu a ideia? Considera que tem sido um sucesso?
Bem, a ideia foi um bocado retirada da cabeça aqui da Juliana Melo :D achei que, fazendo ela a opinião sobre algumas séries, eu podia complementar o seu trabalho e fazer de outras séries. Escolhi as três que acompanho com mais dedicação: Dexter, American Horror Story e Sobrenatural. Felizmente, a ideia foi acolhida com algum entusiasmo, e esta iniciativa levou-me a conhecer pessoas novas e com certeza levou o blog a um maior leque de pessoas. Por isso, com certeza que foi um sucesso!

Além da escrita, estuda Radiologia! Consegue explicar-nos essa escolha académica?
Sinceramente? Não. Escolhi o curso que iria tirar uma semana antes de fazer a candidatura à universidade. Estava absolutamente desnorteada, sem saber o que queria. Radiologia pareceu-me interessante, e achei que iria gostar. Então pronto, 1ª opção: Radiologia.

Nesta época natalícia, fale-nos um pouco das suas tradições de Natal.
É triste, mas eu quase não tenho disso. Costumo passar o Natal com os meus pais. Comemos o bacalhau com as batatas e as couves (maior tortura de Natal), depois comemos o bolo rei, arrumamos e vamos ver a televisão. Entretanto os meus pais adormecem no sofá, e eu acordo-os à meia-noite para abrir as prendas. Acho que isto se pode chamar uma tradição, não pode?

O que mais gosta sobre o Natal?
Adoro passear nas ruas no Natal. Adoro montar a árvore de Natal, enquanto ouço músicas natalícias. Adoro estar de férias, e aproveitar todos os dias a lareira acesa. E adoro que chova no natal, dá todo um encanto!

Deixe uma mensagem aos leitores.
Bem, antes de mais, desejo um Feliz Natal a todos vocês. Espero que recebam pilhas de livros, e que tenham de comprar estantes novas para os pôr. E continuem a ler, guardem esse livros no coração, porque cada um conta uma história que certamente não vão querer esquecer. 

O Visão Periférica agradece à Elizabete Cruz pela disponibilidade oferecida para este entrevista e deseja desde já um Feliz Natal à autora e a todos os leitores :)

23/12/12

DIA 29: 45 Day Book Challenge

Bom dia nesta véspera de véspera de Natal :D
Tal como ontem, o dia de hoje no desafio foi particularmente fácil. Então, com o tema de Personagem literária com a qual trocarias de lugar a escolha foi óbvio à primeira leitura do mesmo. Sem mais demoras, aqui está a personagem de hoje...

HERMIONE GRANGER de Harry Potter
Primeiro, quem não gostaria de ser feiticeira e ainda por isso a possuir a inteligência desta menina? Depois, ter a oportunidade de nascer muggle mas ser feiticeira e ir para Hogwarts estudar? Gostaria de ter a coragem que ela tem e de viver todas as aventuras que ela viveu. Além disso, quem não gostaria de ter o Ron Weasley como namorado e marido? Era perfeito, admitam... :D
Como podem ver, existem mil razões que me levariam a escolher esta menina para ser a personagem com quem trocaria de lugar...

Amanhã, na véspera de Natal, o tema será especial... *-*

22/12/12

DIA 28: 45 Day Book Challenge

Boas tarde a todos vocês!
Como o mundo afinal não acabou ontem, vejo-me obrigada a continuar o meu desafio. Não que esteja triste ou algo assim por causa disso...nem pensem!
O tema de hoje, felizmente, foi particularmente fácil....especialmente porque tudo se dividiu por duas personagens que, no final, decidi escolher simplesmente as duas, tornando a situação muito mais fácil de gerir. Então o tema é Personagem literária que adoras odiar.
E sem mais demoras a primeira escolhida é...

CLOVE de Hunger Games
Para quem não a conhece, a Clove é um dos tributos do Distrito 2, ao lado de Cato (que também poderia incluir nesta categoria mas escolhi não o fazer!). Clove é descrita como arrogante, forte e habilidosa com armas, especialmente facas, sendo conhecida por nunca errar o seu alvo. Desde o início que ela sente um ódio especial por Katniss, por causa da sua pontuação de 11 nos treinos. A mente perversa desta personagem e a maneira como ela é transmitida nos livros fez como que no meu interior eu a odiasse mas no fundo gostasse dela, entendem? Outra coisa que me fez sentir adoração por ''odiá-la'' foi  Isabelle Fuhrman, a actriz que interpreta de uma maneira perfeita esta personagem.

A outra personagem que eu adoro odiar é...

BELLATRIX LESTRANGE de Harry Potter
A louca Devoradora da Morte apaixonada por Lord Voldemort. Desde o primeiro momento nutrimos um sentimento de ódio por ela ser tremendamente louca e malvada. Mas depois, pelo menos eu, fui gostando de como a personagem era construída e de como a sua mente era perversa e malvada. Por isso mesmo, acho que se integra perfeitamente nesta categoria. Novamente, a actriz, desta vez Helena Bonham Carter fez um excelente papel na interpretação desta personagem.



21/12/12

DIA 27: 45 Day Book Challenge

Bom dia a todos :D No dia em que é suposto acabar o mundo, venho-vos dar notícias cedo :)
Passei o dia todo de ontem a pensar em como responderia ao tema de hoje: Personagem literária que odeias! Nunca consegui avaliar muito bem o ''ódio'' que podia sentir por uma personagem sendo por isso que o tema de hoje se tornou ligeiramente complicado para mim. Depois de muito pensar e dar voltar à cabeça lá consegui descodificar qual seria aquela personagens que eu realmente odeio por variados actos que já praticou. Então a minha personagem odiada é....

PRESIDENTE COIN de Hunger Games - A Revolta
Como acho que ainda não foi revelada a actriz que a interpretará no filme, deixo-vos esta fanart bastante interessante.


Esta mulher e a sua forma desumana de agir revoltaram-me durante a leitura deste livro. Ela consegue ser ainda pior que o Presidente Snow, porque ela simplesmente não tem princípios e apenas se rege pelo facto de querer vingar-se por terem destruído o seu distrito e também pela gestão que ainda a ser feita pelo Capitólio dos restantes distritos. Tudo bem que as razões dela podem ser válidas mas os meios que ela tomou para atingir os fins foram horríveis e resultaram em mortas que me deixaram abalada. Enfim, não querendo estragar o livro a quem ainda não o leu, odeio esta mulher desde o momento em que me apercebi o que realmente ela era. Então, acho que ela se enquadra no tema de hoje :)

Espero que tenham gostado :D
Amanhã há mais! 

19/12/12

Passatempo ''Sarah Waters''

 
Com colaboração da Editorial Bizâncio, aqui está o passatempo de Natal do Visão Periférica. Desta vez, o passatempo é duplo, recebendo o vencedor dois exemplares da Sarah Waters, o ''Toque de Veludo'' e ''O Indesejado''.


Regras do Passatempo:


1. O passatempo termina às 23h59 do dia 31 de Dezembro.


2. Os dados solicitados têm de ser devidamente preenchidos. Qualquer participação que não possua algum destes dados é automaticamente anulada.
3. Só é aceite uma participação por pessoa/morada.
4. Só serão aceites participações de residentes em Portugal.

5. Para participar é obrigatório ser seguidor do blog.
6. A administração do blogue não se responsabiliza pelo possível extravio no correio de exemplares enviados pela própria e/ou pela editora.
7. Para que a inscrição no passatempo seja válida, é necessário partilha-lo no facebook.

As respostas poderão ser encontradas aqui e aqui.


Boa sorte para todos :)

**TERMINADO**